Três casos de sarampo são confirmados em Sergipe pelo Lacen

11/09/2018 10h49
Três casos de sarampo são confirmados em Sergipe pelo Lacen
Flávia Pacheco (Ascom/SES)

Nesta terça-feira (11), o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) confirmou, após investigação, dois casos que eram suspeitos de sarampo. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde, um dos casos confirmados foi do adolescente que viajou em julho, durante o período de férias para Manaus e voltou com a doença.

Na época a Coordenação da Vigilância Epidemiológica (Covepi) em menos de 24 horas promoveu várias ações de bloqueio para evitar a transmissão na cidade. Isso porque o Brasil passa por um surto de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas, em decorrência da entrada de pessoas contaminadas no país. O adolescente confirmado com a doença voltou de viagem no dia 30 de julho e começou a apresentar os sintomas no dia 11 de agosto deste mês, com um quadro bem característico do sarampo, a enfermeira que cuidou do paciente, também foi diagnosticada.

O segundo caso confirmado foi do filho do jornalista Victor Amaral, que também viajou a Manaus, na época da morte do pai, no dia 20 de agosto, quando a Secretaria Municipal de Saude de Aracaju, também fez o bloqueio com a vacinação de todas as pessoas que tiveram contato com ele.

Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde, outros testes estão sendo realizados na Fiocruz, para comprovar outros casos de sarampo em Sergipe. 

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa febril, aguda, de transmissão respiratória, sendo ainda, em algumas partes do mundo, uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: