Sergipe

01/09/2018 às 09h25

Hemose realiza sábado cadastro de medula óssea em Itabaiana

SES

Neste sábado (1º), até às 14h, a equipe do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estará no município de Itabaiana para realizar o cadastro de medula óssea no Colégio Estadual Murilo Braga. O trabalho tem como objetivo ampliar o número de sergipanos inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e colaborar com o tratamento de saúde de Benjamin Alves.

A criança busca por um doador compatível para realização do transplante de medula, inscrito no registro nacional que é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). As informações dos candidatos a doador ficam armazenadas nesse banco de dados, que diariamente realiza o cruzamento das informações com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

Para fazer a inscrição junto ao cadastro de doador de medula, é preciso ter entre 18 a 55 anos, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No ato do registro o voluntário deve apresentar um documento oficial com foto e preencher um formulário com informações pessoais.

Na segunda etapa de adesão ao serviço é coletada uma amostra com 4 ml de sangue. Esse material é encaminhado para o exame de Histocompatibilidade (HLA), testes que pesquisam as características genéticas do doador para verificar se há compatibilidade entre o paciente (receptor), que necessita do transplante de medula.

As pessoas interessadas também poderão realizar seu cadastro no serviço de Captação de Doador no Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.


Fonte: SES