Edvaldo assina com a Embrapa termo de ampliação do Parque da Sementeira

Por Agência Aracaju de Notícias 19/07/2018 15h05
Edvaldo assina com a Embrapa termo de ampliação do Parque da Sementeira
Marco Vieira/PMA

O Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, será ampliado, para que o aracajuano tenha uma área ainda maior de convivência, de lazer e de contato com o meio ambiente. Nesta quinta-feira, 19, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou com o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcelo Ferreira Fernandes, termo de cessão de uma área da instituição, de três hectares, o equivalente a três campos oficiais de futebol, que será incorporada ao parque. O prazo da cessão é de dez anos.

 

“Este é um grande evento para nossa cidade, pois, ao assinarmos este acordo, mais um passo fundamental é dado na construção de uma cidade inteligente, humana, criativa e, sobretudo, sustentável. O Parque da Sementeira é extraordinário, é um patrimônio da sociedade aracajuana, por isso temos que cuidar cada vez mais dele, preservá-lo”, afirmou o prefeito.

 

Na cerimônia, Edvaldo anunciou que constituirá um conselho de administração do Parque da Sementeira com a participação de instituições, da sociedade e da iniciativa privada, para que a gestão do espaço tenha a contribuição de todos.

 

“Havia um projeto da gestão anterior de construção de prédios da administração no local, com o qual não concordamos. Nossa ideia é melhorar a arborização, o paisagismo, ampliar a área de caminhada, de ciclismo e de convivência. Vamos buscar parcerias para realizar esta revitalização, mas o mais complexo é a manutenção, por isso queremos o envolvimento de todos”, explicou.

 

O chefe-geral da Embrapa, Marcelo Fernandes, comemorou a assinatura do termo, com o prazo de dez anos, por entender que, ao ser incorporado ao Parque da Sementeira, a área servirá para exposição das ações de educação ambiental e desenvolvimento tecnológico da Embrapa.

 

“O Parque da Sementeira foi o berço da Embrapa em Aracaju. Com este termo, teremos uma área para educação ambiental e como uma vitrine das nossas ações. Estaremos juntos, não só na concessão da área, mas na elaboração de projetos e eventos para a população de Aracaju”, disse ele, citando que, no ano passado, um primeiro evento de conscientização ambiental foi realizado no parque em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

 

Planejamento Estratégico

 

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, ressalta que a revitalização do Parque da Sementeira está inserida no Planejamento Estratégico da administração municipal, sendo o projeto de número 34. “A ampliação da área de lazer do Parque já vinha sendo estudada por nós, uma vez que integra o Planejamento Estratégico. Agora, com a ideia apresentada pelo prefeito de instalação de um conselho de administração para o parque, vamos ampliar as discussões, com ideias da sociedade, que é quem utiliza o parque”, destacou.

 

Luiz Roberto pontuou ainda que o projeto está baseado nas seguintes premissas: ampliar a área para esporte; relacionar as ações com o meio ambiente, com o aumento da área do Parque Botânico e do Horto, já existentes; tornar o parque atrativo do ponto de vista do turismo; ampliar a segurança.

 

Termo de cessão

 

O termo de cessão, assinado nesta quinta-feira, é um aditivo a um acordo anterior, feito há quatro anos. A novidade, neste momento, é a ampliação do prazo para dez anos, o que dá garantia para investimentos, além do compromisso da atual gestão municipal em ampliar as ações voltadas para a preservação ambiental. 

 

Caberá à Prefeitura usar e administrar a área, de modo a contemplar atividades de pesquisa, vitrines técnicas, amostras de cenários estudados, educação ambiental e desenvolvimento tecnológico. A gestão ainda promoverá paisagismo, jardinagem, recomposição de vegetação, limpeza, manutenção e conservação da área. O parque passará de uma área de 396.019 m² para 426.019 m².

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: