Detran se mobiliza para a implantação das placas Mercosul no Estado

Por Detran/SE 16/07/2018 16h45
Detran se mobiliza para a implantação das placas Mercosul no Estado

Os departamentos de trânsito de todo o Brasil estão se mobilizando para a implantação das placas Mercosul. Em Sergipe, o Detran está acompanhando de forma presencial as reuniões e discussões com técnicos da área de planejamento e de tecnologia da informação. A Resolução prevê até o final de dezembro deste ano, que todos os estados já estejam com a nova placa, e o estado do Sergipe pretende atender o estabelecido pelos órgãos federais.

O Detran vem apoiando e fomentando a utilização de tecnologia na prevenção e combate às adulterações de veículos, estabelecendo esse controle hoje não através das placas, mas com a vistoria eletrônica e com o controle de documentação. Com a implantação das placas do Mercosul, outras formas de controle serão possíveis. As adequações nas rotinas de produção pretende ser o maior aliado no combate a ação de atravessadores e fraudadores e devem auxiliar, diretamente, no trabalho de fiscalização dos órgãos competentes, a partir dos elementos de segurança que serão inseridos nas novas placas, em especial o código QR, que permite a rastreabilidade de todos os processos produtivos da placa.

Os departamentos de trânsito de todos os estados da federação precisam trabalhar e focar na completa extinção da clonagem de placas veiculares fornecidas por empresas que abastecem as máfias de adulteração de veículos. Com as novas placas Mercosul e todas as exigências de segurança dos processos, conforme estabelecido pela Resolução 733, haverá redução destes crimes no estado, devido à quantidade de novos itens de segurança existentes no novo modelo de placa.

As adequações sistêmicas já estão sendo realizadas para atender às determinações do CONTRAN, e o departamento está estudando qual deve ser o caminho mais adequado em Sergipe para delegar este serviço para terceiros: se por licitação, misto de licitação e credenciamento ou credenciamento completo. Esta decisão será tomada pelo Conselho Deliberativo da autarquia.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: