Ação efetiva da Adema resulta em mais um animal silvestre resgatado no Estado

Por Adema 04/07/2018 18h36
Ação efetiva da Adema resulta em mais um animal silvestre resgatado no Estado
Adema
value.image

Nesta quarta-feira, 4, começou com mais um resgate de animal silvestre. Desta vez, um gavião carijó (Rupornis magnirostris), que havia caído no quintal de uma residência do bairro Cidade Nova, Zona Norte de Aracaju, foi acolhido e tratado pelas biólogas Aline Borba e Harionela Macedo, que são técnicas ambientais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). A ocorrência foi informada através do Disk Resgate e, assim que o comunicado foi registrado, a dupla agiu imediatamente.

Ao chegarem ao local, o aposentado Arnaldo Francisco Góes explicou como encontrou a ave. "Eu estava em casa quando, de repente, comecei a ouvir uns piados diferentes. Fui olhar e vi o bichinho caído no chão. Fiquei morrendo de pena de vê-lo daquele jeito, mas sabia que não podia mexer nele. Então, mandei minha filha ligar para Adema e, graças a Deus, vieram pegar logo", relatou.

O aposentado destacou a atuação rápida da equipe e elogiou a maneira responsável como a Adema tem lidado com as questões ambientais. "Eu fico feliz que os animais tenham a atenção que merecem. A gente sabe que é preciso cuidar e preservar nossa natureza e vejo que, de uns tempos para cá, nossos animais têm tido proteção de verdade", acrescentou.

As biólogas relataram que a ave era jovem, mas apresentava ferimentos em uma das patas e tinha dificuldade para se manter em pé. Ainda segundo elas, um dos olhos do pássaro estava ferido e foi necessário realizar um procedimento de limpeza e aplicar uma medicação paliativa antes de seguirem viagem. “No local encontramos o animal bastante debilitado. O morador nos disse que ele não queria se alimentar. O animal estava com uma fratura em uma das pernas e com inflamação em um dos olhos”, informou a técnica ambiental, Aline Borba.

A ave foi encaminhada ao Parque dos Falcões, santuário ecológico localizado no Parque Nacional Serra de Itabaiana. Lá, recebeu alimentação adequada e os primeiros tratamento. “O gavião será mantido na unidade até completa reabilitação. Ele precisará passar por um tratamento mais específico e, após este processo, será devolvida à natureza”, completou Harionela.

Disk Resgate

A Adema disponibiliza alguns telefones para que a população informe ao órgão sobre a presença de animais silvestres em ambientes urbanos. Esses números podem ser utilizados em todos os dias da semana, mas em horários diferenciados.

Por exemplo, de segunda a sexta, das 07h às 13h, os números são: 3198-7160; 3198-7161; 3198-7150; 3198-7151; 3198-7192; 3198-7193. Se passar das 13h ou for aos finais de semana e feriados, ligar para o 98819-7520

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: