Sergipe

02/07/2018 às 10h34

População de povoados na Grande Aracaju pode ficar sem ônibus

Assessoria Setransp

Linhas do transporte coletivo estão com risco de serem suspensas por conta da situação das vias, que comprometem a segurança no tráfego. 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju de região metropolitana (Setransp) informa que a situação alarmante das vias nos Povoados Guajará, Quissamã (ambos em Nossa Senhora do Socorro) e Cardoso (em São Cristóvão) está colocando em risco a circulação dos ônibus do transporte coletivo que operam quatro linhas na região.

São vias sem calçamento, com buracos, valetas, córregos e até riachos, e muitas delas são estradas de canaviais, inclusive, com trechos com possibilidade de erosão. A situação das vias nos três povoados proporcionam riscos de acidentes no tráfego de ônibus. Em tempos de chuva, como o atual, as empresas de ônibus contam com serviços de tratores para ajudar frequentemente no reboque dos ônibus atolados no lamaçal dessas vias. E os veículos que servem essas linhas são os que apresentam maior índice de deterioração.

O Setransp vem oficiando sistematicamente a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) sobre a realidade da operação nos povoados Guajará, Quissamã e Cardoso, pedindo providências emergências em conjunto com as superintendências dos demais Munícipios, mas até o momento não houve ação efetiva nos locais.

Apesar das dificuldades, o setor do transporte vem buscando cumprir a prestação do serviço à população desses povoados, através da empresa Viação Atalaia, que é a responsável pela operação das linhas que atendem a localidade. Entretanto, com a chegada do inverno rigoroso e a permanência das condições precárias das vias com agravamento da situação, comprometendo a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores de ônibus, a operação fica impossibilitada de ser realizada com segurança. Sem outra alternativa, as linhas relacionadas a seguir poderão ser suspensas até que as condições das vias sejam restabelecidas. As linhas são:

 

306 – Guajará – Zona Oeste.

712 – Povoado Cardoso – Mercado.

714 – Povoado Quissamã – Osvaldo Aranha.

718 – Guajará – Osvaldo Aranha.


Fonte: Assessoria Setransp