Sergipe

26/06/2018 às 17h44

Campanha de vacinação contra influenza imuniza 393 mil pessoas em Sergipe

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SMS) divulgou o balanço final da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Foram aplicadas 393.919 doses relativas aos grupos

prioritários (crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, professores, trabalhadores da saúde e indígenas). Isso representa uma cobertura de 88.40%, abaixo dos 90%, meta do Ministério da Saúde.  A vacinação começou no dia 23 de abril e finalizou no último dia 22.

A partir dessa segunda-feira, 25, os municípios que atingiram a meta e tiverem vacina poderão inserir outros dois grupos, (crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos). “Esse é um critério usado pelo Ministério Saúde para os municípios que  ainda tiverem saldo de vacina e que já atingiram a meta dos 90%”, disse  a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Lícia Nole.

Lícia observou, ainda, que em Sergipe, dos 75 municípios, 50 atingiram a cobertura desejada (que são os 90%). Nesse sentido, esses municípios podem inserir os dois novos grupos de 5 até 9 anos e de 50 a 59 anos. “Se eles tiverem vacinas podem fazer a aplicação. Já os 25 municípios que não alcançaram a meta, vão continuar vacinando os grupos prioritários”, atentou a enfermeira.

“Em Aracaju foram aplicadas 105.233 doses, o que equivale 84.65% de cobertura”, atentou Lícia. Ela enfatizou que os pacientes com morbidade, portadores de doenças respiratórias, cardíacas, hepáticas, neurológica, renais e diabéticos, além de doenças neurológicas, também recebem a vacina. Desse grupo, já foram vacinadas 68 mil pessoas

Campanha extensa

A enfermeira informou que a campanha começou no dia 23 de abril e foi prorrogada até o dia 22 de junho, no País, pelo Ministério da Saúde, pelo fato do Brasil estar com baixa cobertura. “Encerramos no dia 22 para aqueles municípios que atingiram a cobertura vacinal. O Estado distribuiu 100% das vacinas para os municípios, e dos 75 municípios, 50 já atingiram a cobertura acima dos 90%.

No município de Nossa Senhora do Socorro, que na semana passada estava com 79%, chegou aos 82%.  “Vamos chegar aos 90%, porque os municípios que não conseguirem atingir a cobertura, vão continuar vacinando, até que nosso Estado alcance a meta”, reiterou Lícia Nole.


Fonte: SES