Papagaio-verdadeiro é capturado na região central de Aracaju

Por Adema 25/06/2018 15h00
Papagaio-verdadeiro é capturado na região central de Aracaju
Ascom Adema

Uma força-tarefa envolvendo técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Corpo de Bombeiros e funcionários da Energisa resultou na captura de um papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) na região central de Aracaju. O animal apareceu no começo da manhã desta segunda-feira (25) e movimentou a Rua Pacatuba. A ave, aparentemente domesticada, estava repousando em um dos postes e chamou a atenção de curiosos que passavam pelo local. 

Por se tratar de uma área de risco, tanto para as pessoas, quanto para o animal, a ação precisou ser auxiliada por profissionais da empresa fornecedora de energia elétrica. 

“Após captura, a ave foi avaliada e constatamos que se trata de um animal jovem, com aproximadamente 2 anos, sadio e sem sinais de corte ou fraturas. O animal era dócil e apresentava características de domesticação e, por isso, concluímos que tenha permanecido em cativeiro de forma irregular”, conta o técnico ambiental da Adema, Daniel Allievi. 

Allievi reforça que, de acordo com o decreto Federal 6514/08 art. 24 e lei 9605/98 art. 29, é crime quem caçar, matar, perseguir, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestres sem permissão licença ou autorização da autoridade competente. 

“Assim que terminamos o trabalho de análise, encaminhamos o papagaio para o Parque dos Falcões. Lá, ele receberá cuidados de manejo para posterior soltura ao meio ambiente”, conclui.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: