ITPS orienta taxistas para verificação anual de taxímetros

Por Assessoria ITPS 25/06/2018 09h44
ITPS orienta taxistas para verificação anual de taxímetros

Taxistas com equipamento verificado há mais de um ano devem agendar o procedimento junto ao ITPS

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) orienta que taxistas de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Lagarto façam a verificação metrológica periódica dos taxímetros. O procedimento é obrigatório para aqueles que estão com o certificado de verificação vencido.

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida, explica que os taxistas devem observar no certificado de verificação a data da última realização do procedimento. “Os taxistas precisam olhar o certificado para obter a data da última verificação. Se o serviço foi feito há mais de um ano, o taxista deve acessar o site do ITPS ou se dirigir à sede para fazer o agendamento de uma nova verificação”, explica.

Em anos anteriores, em virtude de um acordo entre o ITPS e os órgãos de trânsito, as verificações aconteciam no período em que a tarifa do serviço sofria reajuste. “Como há uma incerteza quanto à concessão de reajuste, que é definido em conjunto pelos órgãos de trânsito e representantes da categoria, a partir de agora, é de responsabilidade do taxista, observar a validade do certificado de verificação metrológica. Ele não precisa esperar a convocação do ITPS. Basta observar a data da verificação e agendar o procedimento a cada 12 meses”, reforça Maria Inêz.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, ressalta que o principal objetivo do ITPS é proteger taxistas e passageiros. “A verificação vai garantir que o equipamento está calculando corretamente a distância percorrida e o valor da corrida, evitando que haja prejuízos financeiros ao taxista e principalmente aos passageiros. Dessa forma, os cidadãos em Sergipe poderão utilizar o serviço cientes de que estão pagando o preço justo”.

 

Verificação

Os taxistas deverão acessar o site do ITPS (www.itps.se.gov.br) e clicar no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) para agendar a data e o horário da verificação e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 52,18. O agendamento também pode ser feito no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que fica na Rua Vila Cristina, S/N, bairro 13 de Julho. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3179 8087/8081.

Na data e horário agendados, o taxista deverá comparecer à pista de verificação, localizada na avenida Padre Arnóbio de Melo com Silvério Fontes, no bairro Aeroporto, portando os comprovantes de pagamento da GRU e de residência do proprietário do veículo.

Após a verificação, o taxímetro aprovado recebe um lacre e um selo do Inmetro. Também é emitido um certificado de verificação, que é válido por um ano. É importante que o certificado seja mantido no veículo para que seja apresentado em casos de fiscalização.

 

Irregularidades

Os taxistas que estiverem trafegando com taxímetro irregular poderão ser autuados e penalizados com multa. Há um prazo de 10 dias para apresentação da defesa ao ITPS.

Os passageiros que observarem irregularidades no taxímetro também podem entrar em contato com o ITPS. A denúncia pode ser feita na Ouvidoria do ITPS meio do telefone (79) 3179 8055 e do email  [email protected].

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: