Forró Caju 2018: planejamento de segurança e trânsito é divulgado

Por Secom/PMA 21/06/2018 18h17
Forró Caju 2018: planejamento de segurança e trânsito é divulgado
SMTT

O esquema de segurança e de trânsito preparado para o Forró Caju 2018 foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em coletiva à imprensa, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e a SMTT detalhou todo o planejamento que será executado para garantir a tranquilidade da população no período do evento.

Para a segurança da população, serão empregados 200 guardas municipais por noite em todo o perímetro interno, distribuídos em postos elevados de observação, patrulhas e monitoramento de vídeo, que contará com a novidade do ônibus de vídeomonitoramento da GMA e mais 16 câmeras fixas no espaço da festa, acompanhadas na base da Guarda no evento. Além disso, os guardiões irão supervisionar as revistas nos portões de acesso e fiscalização das saídas de emergência, realizadas por integrantes de uma empresa privada de segurança. O Forró Caju 2018 também irá contar com o apoio da Polícia Militar e Civil no entorno da festa.

O secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), coronel Luís Fernando Almeida, explica que o Forró Caju, por tradição, é uma festa pacífica e que o objetivo é torná-la mais segura a cada ano. “O nosso trabalho focado e planejado para os festejos juninos já começou a bastante tempo, dando o apoio necessário para a completa segurança e tranquilidade da população. Queremos transmitir paz e possibilitar que as pessoas aproveitem a retomada da festa, realizada com tanto esforço pela atual gestão, que tem como marca o aconchego do forró e a preservação da nossa cultura”, afirma o secretário.

“Estamos nos preparando há mais de dois meses para a segurança interna do evento, com treinamentos e capacitações para que a população possa ir à festa com tranquilidade, diante do trabalho de excelência da Guarda. É importante que a população esteja atenta, que não será permitida a entrada na festa com qualquer tipo de material perfuro-cortante, que possa causar dano a outra pessoa”, reafirma o diretor-geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.

No que se refere à segurança das estruturas montadas, a Defesa Civil de Aracaju disponibilizará 62 pessoas diariamente, entre brigadistas e bombeiros civis, para auxiliar no controle de acesso de público às estruturas e garantir a quantidade de pessoas permitida a cada espaço. Desde o início do planejamento da festa, a Defesa tem atuado, com recolhimento da documentação, projeto e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), fiscalização do material recebido para as armações e na montagem. 

De acordo com o major Silvio Prado, coordenador geral da Defesa Civil, tudo foi verificado nos mínimos detalhes, desde a qualidade do material utilizado às dimensões necessárias previstas no projeto para o público previsto. “A fiscalização da estrutura está sendo realizada diariamente desde o início da montagem da estrutura. Já solicitamos várias correções ao longo desse tempo para que seja retificado antecipadamente e em tempo hábil. Já estamos com 95% da estrutura montada, verificada e dentro das recomendações da Defesa Civil, para termos o maior nível de segurança possível”, ressalta o major.

value.image

Nos dias da festa serão realizadas algumas intervenções pelos agentes da SMTT no trânsito das proximidades do evento. Será bloqueado o acesso à praça de eventos Hilton Lopes a partir das 18h, com possibilidade de remoção dos veículos que estejam no interior da área do evento sem a devida autorização às 18h30, e disponibilizado pontos de transporte individual (táxi) e coletivo (ônibus) e estacionamento reservado para os portadores de necessidades especiais e idosos, mediante veículo com cartão de autorização.

O transporte público também estará garantido durante toda a realização da festa, através da oferta de 12 ônibus de linhas normais que funcionarão extraordinariamente das 0h às 4h da manhã. Sendo mantida a frota normal antes e depois dessa faixa de horário. O superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, ressaltou que outras equipes estarão dispostas pela cidade para as necessidades comuns e para que nenhum serviço seja prejudicado. “Esta é uma ação extraordinária para o Forró Caju, o nosso trabalho habitual permanece. Orientamos ainda que as pessoas deixem seus veículos em casa e utilizem o transporte público ou táxi para locomoção, que estarão garantidos de acordo com o nosso planejamento. Queremos proporcionar um trânsito mais tranquilo e com maior fluidez possível”, afirmou o superintendente.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: