Hospitais regionais e da capital terão segurança reforçada

Por SES 20/06/2018 15h04
Hospitais regionais e da capital terão segurança reforçada
SES

Nesta quarta- feira, 20, o Secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, junto aos superintendentes dos hospitais regionais e do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Darcy Tavares, recebeu, no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), liderada pelo secretário João Eloy e comando das polícias Civil e Militar. Seguindo a orientação do governador do Estado, Belivaldo Chagas, a reunião objetivou criar um protocolo para reforçar a segurança nos hospitais de Sergipe a fim de garantir a integridade física dos pacientes, acompanhantes e funcionários. 

Na noite do último dia 13, um homem que estava internado no Hospital Regional de Propriá foi morto a tiros. A vítima já havia sofrido uma tentativa de homicídio na terça-feira, 12, em Neópolis. De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, invasões, agressões e crimes não podem acontecer dentro das unidades de saúde. 

“A reunião foi muito proveitosa e temos até dia 30 para elaborar um protocolo para otimizar o diálogo entre a Saúde e Segurança Pública para que possamos ser atendidos em tempo hábil quando necessário for. Todas as equipes estão mobilizadas para isso neste sentido. Criamos um Grupo de Trabalho e um grupo de Whatsapp. Essa ação conjunta vai contribuir significativamente para a melhoria da segurança em nossas unidades de saúde”, revela Valberto. 

O Secretário de Segurança Pública, João Eloy, adianta que no próximo dia 2 de julho haverá uma segunda reunião para dar continuidade à elaboração do protocolo de segurança. “Cada unidade de saúde tem uma realidade muito particular e por isso é preciso ser feito um trabalho de campo pelos comandantes das polícias militar e civil, da capital e do interior, para que possamos planejar as ações efetivas para melhorar o acesso ao hospital de forma mais segura, sanando, assim, todas as fragilidades nas unidades hospitalares. As pessoas não podem continuar se sentindo vulneráveis”, defende. 

O comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, Marcony Cabral, avalia que o encontro representa um marco para a parceria entre a Saúde e a Segurança Pública.  Todas as unidades da Polícia Militar no interior e na capital precisam se aproximar, otimizar o diálogo. Essa interação vai ser fundamental para que a segurança possa ser maior porque às vezes em uma unidade hospitalar entra alguém com algum problema e é preciso que a polícia seja informada para que possa se deslocar e prestar o atendimento”, explica. 

Para a superintendente do Hospital Regional de Propriá, Patrícia Freitas a união entre as Secretarias transmite o empenho do Governo e mudar a realidade de insegurança.“Desde a ocorrência do fato, o secretário João Eloy foi até o hospital e isso nos tranquilizou pois sentimos que algo efetivo seria feito. Esse momento de união entre os secretários de Saúde e Segurança Pública nos deixa com esperança. Aqui, ficou pactuado uma ação efetiva para melhorar a segurança em todas as unidades. Colaboraremos com o que for necessário enquanto Saúde subsidiando a SSP que tem a visão técnica sobre como reforçar a no0ssa segurança” 

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) também já foi vítima de insegurança. Para o superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, Dr. Darcy Tavares, essas ações conjuntas junto com a área de segurança pública são de substancial importância. “ Este momento é primordial para nós que fazemos parte do atendimento de urgência e emergência do estado porque  todos nós precisamos trabalhar em um local seguro, sobretudo, por ser um ambiente  hospitalar onde já estamos lidando com situações críticas lutando para salvar vidas”, revela.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: