Festejos Juninos: SES lança campanha alertando uso do preservativo

Por SES 18/06/2018 18h38
Festejos Juninos: SES lança campanha alertando uso do preservativo
Ascom/SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual IST/Aids, lança, na noite desta segunda-feira (18), a campanha “Entre no Time da Prevenção”, no 'Arraiá do Povo', que ocorre na Orla de Atalaia. O foco do evento é lembrar às pessoas sobre a importância do uso da camisinha, contextualizando com a Copa do Mundo a prevenção contra a Aids, HPV, Sífilis e Hepatite B e C; ainda há a divulgação de métodos do que compõe a ‘Prevenção Combinada’.

Para contribuir com a sensibilização e a difusão dos mecanismos de prevenção dessas doenças, a campanha conta com material informativo, camisas, faixas e divulgação nas redes sociais. O médico Almir Santana explicou que a campanha vai durar até o dia 30 de junho. “Todos os dias vamos estar com a equipe no Arraiá do Povo, disponibilizando preservativos, exibindo banner educativos e, principalmente, conversando com as pessoas sobre a necessidade de usar camisinha e fazer os testes”.

Esse ano, a campanha que é realizada anualmente na época junina, teve um foco um pouco diferente, porque associa a Copa do Mundo. Daí a frase “Apelando para que as pessoas entrem no time da prevenção”. O foco é a prevenção, usando a imagem da copa do mundo, segundo informou Almir Santana.

A campanha será lançada no 'Arraiá do Povo, pelo stand que foi montado pela Secretaria de Estado da Cultura. “Produzimos camisas para os voluntários e, em alguns municípios, promovemos a entrega de folhetos trazendo informações gerais sobre Aids, Sífilis, Hepatite B e C e HPV”, observou Almir.

Ainda segundo ele, até o dia 30, será utilizada a unidade móvel e serão definidos os dias que a unidade estará na praça de eventos, para disponibilizar os testes rápidos.

Saúde na Copa

“O foco do momento é a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos. Estamos incluindo a Prevenção Combinada. Não é só a camisinha, abordamos também a importância do tratamento como forma de prevenção. Então, esse ano, analisando a campanha, vamos incentivar as pessoas a conhecer o que é a prevenção combinada”, disse Almir.

Ele ressaltou que como em todos os anos, o Programa IST/Aids, lança a campanha de prevenção. Mas, esse ano, ela aparece numa versão mais alegre. Almir Santana explicou que está sendo disponibilizadas para os municípios que forem promover festas juninas, músicas que falam da camisinha. “Podemos enviar essas músicas já gravadas, que podem ser usadas nos locais estratégicos onde tem forró”, atentou o médico.

As cidades que realizarão as festas juninas, contam com o material e apoio em relação ao material educativo lançado hoje, como a distribuição de preservativos. “Vamos utilizar também as redes sociais, divulgando mensagem de prevenção de forma criativa, utilizando a mensagem da copa do mundo", completou.

"Volto a lembrar que não há mais grupo de risco, o risco é para qualquer pessoa que não usa camisinha. Nós extinguimos a denominação grupo de risco. Constatamos que muitas pessoas, apesar de reconhecer o risco, optam por não utilizar o preservativo, o que se configura como escolha perigosa”, ressaltou o médico.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: