Hemose divulga horários de funcionamento durante os jogos da seleção

Por SES 18/06/2018 16h50
Hemose divulga horários de funcionamento durante os jogos da seleção
Ascom/SES

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, informa que o serviço de doação de sangue e o atendimento aos usurários do ambulatório serão alterados no ponto facultativo do São Pedro e durante os dias de jogos da seleção este ano. O serviço de dispensação de sangue para rede hospitalar permanece em regime de plantão 24 horas.

A primeira alteração acontece no dia 22, sexta-feira, o atendimento ao público será apenas no turno tarde, das 13h às 17h. Na semana seguinte, dia 27, a doação de sangue funciona das 7h às 11h e no ponto facultativo de São Pedro, no dia 29, sexta-feira, o serviço abre das 7h às 11h. As mudanças mantém o funcionamento ininterrupto de quatro horas a cada dia.

“Essa alterações ocorrem tradicionalmente a cada Copa do Mundo. Quando têm jogos do Brasil os serviços sofre uma modificação em sua rotina de atendimento ao público. A doação de sangue irá funcionar, porém com a redução de horários que pode ocorrer na abertura ou no encerramento do expediente externo”, explica a gerente de Coleta Florita Aquino.

Conforme ainda a enfermeira as alterações durante os jogos da seleção brasileira, deve-se a mudança de comportamento da população. “Nos dias de jogos do Brasil, as doações diminuem porque as pessoas ficam mais em casa e nas empresas, ou instituições de trabalho para assistir às disputas. A rotina só é retomada após o jogo, por isso que optamos por essas alterações”, justifica Florita. “O voluntário interessado em contribuir com o serviço conta com essas opções para se programar e, em dias de festa, ajudar ao próximo com sua doação de sangue”, salienta.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, portar um documento oficial de identificação com foto, pode ser carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br

Preparação

No dia da doação é recomendado que o doador compareça ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, ter um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: