Médicos de Aracaju suspendem atividades

04/06/2018 10h18
Médicos de Aracaju suspendem atividades

Os médicos do município de Aracaju entraram em greve na manhã desta segunda-feira (04), segundo a categoria, entre os motivos está o reajuste salarial, a implantação da tabela única dos Médicos durante a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira acordada em agosto de 2011, além disso a categoria luta contra a contratação dos médicos na prefeitura via pessoa jurídica (PJ), segundo eles isso retarda a realização de concurso público.

Os médicos pretendem manter a Rede de Urgência e Emergência com 50% do efetivo trabalhando, resguardando assim um percentual superior ao previsto para os serviços de urgência em situação de greve.

Na manhã desta segunda-feira (04), os médicos fizeram ato no Hospital Nestor Piva, que fica localizado no bairro Dezoito do Forte. De acordo com o Sindicato dos Médicos, uma nova assembleia está marcada para esta terça-feira (05) às 8h, no Sindimed.

Segundo a prefeitura de Aracaju, os representantes do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) foram recebidos na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju para conversar sobre reajustes dos servidores da categoria na última segunda-feira (28)

Durante o encontro, a secretária da SMS, Waneska Barboza, reforçou que só poderia planejar reajustes salariais após a análise do balanço financeiro municipal do quadrimestre, feito pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), pois é com base nesse levantamento que a gestão calcula a capacidade de ampliações ou necessidade de contenções nos meses subsequentes deste ano.

Já partir desta semana, a secretária Waneska, juntamente com os secretários Augusto Fábio (Seplog), Jeferson Passos (Semfaz), Renato Teles (Segov), convocará os sindicatos de cada categoria para iniciar as negociações salariais.

Sobre a alegação de cadastros de profissionais médicos como pessoa jurídica, a SMS informa que está estudando o caso e que nada foi definido ainda. Porém, caso venha a ser colocada em prática, a decisão não descumprirá nenhuma legislação que rege a administração pública.

Por meio de nota, a Secretaria Muncipal de Saúde reforça que todas as medidas tomadas pela gestão têm com objetivo final a continuidade dos serviços prestados aos usuários, e que a ideia de implementar PJ’s no SUS de Aracaju só surgiu porque os próprios médicos selecionados no último PSS não compareceram, ou pediram desligamento com pouco tempo de atuação e explica que problema de não preenchimento das vagas via PSS ocorreu exclusivamente com a classe médica.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: