Faculdade realiza cadastro de doadores de medula óssea

Por UNINASSAU 18/05/2018 16h56
Faculdade realiza cadastro de doadores de medula óssea
UNINASSAU

A Faculdade UNINASSAU Aracaju realiza, até esta sexta-feira, 18, coleta de sangue para cadastro de doadores de medula óssea. O objetivo do projeto, que acontece em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), é alimentar o banco de dados do órgão para que haja doadores disponíveis e os portadores de leucemia e outras doenças sejam ajudados e tenham suas vidas salvas. As coletas estão ocorrendo na própria Instituição de Ensino Superior – IES, e, na manhã da sexta-feira, acontece o encerramento.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Aracaju, Silvia Roberta, explica que a ação é de grande importância, já que poderá identificar possíveis doadores. O projeto é aberto ao público externo, oferecendo a oportunidade aos interessados em realizar o ato de solidariedade. Silvia explica que, para que haja a doação, é preciso que doador e receptor sejam compatíveis. “Tudo seria bem mais fácil, se não houvesse o problema de incompatibilidade entre as pessoas. Para encontrar um doador com medula compatível ao que precisa receber, as chances podem chegar a até uma em um milhão”, observa a professora. Para os interessados em doar para o exame de compatibilidade, é necessário o cadastramento e a coleta de 4ml de sangue.

Doação

O processo é simples e o único documento necessário é o RG, além de dois contatos telefônicos de familiares de qualquer lugar do Brasil. Caso haja compatibilidade, a extração da medula segue um processo para retirada, que pode ser pela veia do braço ou por punção no osso do quadril. É preciso compreender que doação de medula não é doação de órgãos, ou de medula cervical. Para ser doador, basta ter entre 18 e 54 anos, nunca ter tido hepatite após a infância (11 anos), nunca ter feito quimio ou radioterapia e não ser dependente de insulina ou já ter feito cadastro anterior para ser doador.

A faculdade fica localizada na avenida Augusto Franco, 2340, no bairro Siqueira Campos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: