Secretaria de Estado da Saúde confirma casos positivos de H1N1, H3N2 e Influenza B em Sergipe

Por Com informações da SES 19/04/2018 15h28
Secretaria de Estado da Saúde confirma casos positivos de H1N1, H3N2 e Influenza B em Sergipe
ses

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou resultados de análises genéticas de amostras colhidas em pessoas com suspeita de viroses. Seis apresentaram resultado positivo para H1N1, dois para H3N2 e um para Influenza B. De acordo com a SES, 136 testes foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de janeiro até a primeira quinzena de abril.

Dos outros vírus respiratórios circulantes foram identificados 10 Adenovirus, quatro Parainfluenza 3, um Parainfluenza 1, um Vírus Sincicial Respiratório e um Metapneumovirus.

Os testes são realizados com amostras de secreções respiratórias (nasofaringe) ou aspirado nasal, coletados nos pacientes com suspeita de virose.

Vacinação

Neste ano, a Campanha de Vacinação contra Influenza acontecerá entre os dias 23 de abril e 1º de junho, seguindo cronograma do Ministério da Saúde. A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a influenza B. O público-alvo é composto por crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), idosos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, professores e agentes prisionais.

O "Dia D", acontecerá no sábado, dia 12 de maio, quando profissionais da SMS farão uma maior mobilização para conscientizar os usuários que fazem parte desse grupo a participar da campanha de imunização. A partir do dia 2 de junho, caso haja doses remanescentes da vacina, a aplicação será liberada para toda população.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: