Campanha 'Troque óleo usado por sabão' acontecerá no Shopping Jardins

Por Assessoria 02/04/2018 11h05
Campanha 'Troque óleo usado por sabão' acontecerá no Shopping Jardins

Você sabia que um litro de óleo de cozinha descartado na pia polui cerca de 20 mil litros de água? Buscando sensibilizar a população sergipana quanto à adoção de práticas que contribuam com o equilíbrio ambiental e à importância dos cuidados com os mananciais, o Shopping Jardins lançou na última quinta-feira (22), a campanha “Troque seu óleo usado por sabão”, em alusão ao Dia Mundial da Água e ao movimento Earth Hour (Hora do Planeta).

Nos dias 7 e 8 de abril, o centro de compras localizado no bairro Jardins, em Aracaju (SE), receberá um ponto de arrecadação da Recigraxe – Coletora de Óleo Saturado, onde a população poderá trocar óleo de cozinha usado por sabão. A cada 250 ml do resíduo, o cliente ganhará uma barra de sabão – quantidade limitada a cinco barras por pessoa. O posto de troca ficará em frente ao Cinemark e funcionará no sábado (7), das 10 às 22 horas, e no domingo (8), das 14 às 20 horas.

Além da economia doméstica, com a doação contribuirá com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Afinal, todo óleo de cozinha utilizado em frituras e outros preparos pode ser transformado em produto de limpeza. Basta cada um adotar atitudes responsáveis. Em casa, armazene o óleo usado em um recipiente com tampa como garrafa pet. Depois, é só depositá-lo em pontos de coleta seletiva apropriados, como o Ponto de Entrega Voluntária localizado no estacionamento do Shopping Jardins (próximo ao G.Barbosa). O material é destinado a empresas especializadas como a Recigraxe – Coletora de Óleo Saturado, que beneficiam o resíduo e o encaminham à produção de produtos de limpeza.

Dia da Água e Hora do Planeta

Além de conhecer esta importante iniciativa, quem esteve no Shopping Jardins na quinta-feira (22), data em que se comemorou o Dia Mundial da Água, pode levar para casa uma muda de ipê, considerada a árvore símbolo do Brasil. A espécie, distribuída em parceria com o Instituto Canto Vivo, auxilia na formação de correntes subterrâneas e na manutenção dos rios.

E ratificando o seu compromisso socioambiental, no último sábado (24), o Shopping Jardins participou mais uma vez do movimento mundial, Earth Hour (Hora do Planeta). Das 20h30 às 21h30, as luzes da fachada, os monitores e os diretórios de localização de lojas foram apagados.

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF desde 2007, com o intuito de estimular a conscientização das pessoas sobre o aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Durante uma hora, a sociedade é convidada a apagar as luzes das suas residências e das empresas como forma de apoio à causa ambiental.

Descarte Solidário

Em suas áreas interna e externa, o Shopping Jardins disponibiliza à população sergipana coletores de materiais recicláveis. Todo resíduo recolhido é destinado à Care - Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, que separa os materiais passíveis de venda e destina adequadamente os demais componentes.

No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no estacionamento ao lado do hipermercado G.Barbosa, há caixas para o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias, metais, vidros, plásticos e papéis. Na parte interna do mall, em frente à Lotérica Jardins, o público conta com um ponto de coleta de pilhas e baterias, jornais, revistas e eletroeletrônicos de pequeno porte, onde é possível depositar celulares, notebooks, monitores usados. Já o descarte de papéis, cadernos, revistas e jornais velhos também pode ser realizado na caixa instalada ao lado da livraria Escariz.

Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, o projeto Descarte Solidário beneficia mais de 100 famílias atendidas pela Care.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: