Sergipe

29/03/2018 às 12h13

Portal A8SE fará cobertura especial da tradicional Procissão do Fogaréu

Redação Portal A8

Foto: Divulgação
A Procissão do Fogaréu acontece nessa quinta-feira (28) e reunirá centenas de pessoas na praça São Francisco e nas ruas do Centro Histórico de São Cristóvão, com a encenação das últimas horas da vida de Jesus Cristo.

O ritual que compõe o Fogaréu, começará por volta das 20h, quando toda a iluminação da sede da cidade será inteiramente apagada.  A claridade será feita através de tochas. Todos os momentos serão registrados de forma documental pelo Portal A8SE. 

Na procissão do Fogaréu mais de 250 homens participam e durante a apresentação são mostrados os momentos da vida de Jesus, como a entrada dele em Jerusalém, a Última Ceia, os Apóstolos, a traição de Judas e a perseguição a Cristo com a condenação. A Procissão do Fogaréu passará pela rua do Rosário, praça Walter Correia, ruas 31 de Março e Flores, praça do Carmo, rua Tobias Barreto e encerrará o cortejo na praça São Francisco, onde acontece a encenação teatral. 

Tradição

Segundo o histórico do evento, a Procissão do Fogaréu foi trazida pelos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular não deixa o evento cair no esquecimento.