Petrobras prorroga para mais 120 dias o prazo de hibernação da Fafen em Sergipe e na Bahia

Por Com informações da Assessoria 28/03/2018 08h39
Petrobras prorroga para mais 120 dias o prazo de hibernação da Fafen em Sergipe e na Bahia
value.image
Foto: Sales Neto

A audiência aconteceu nesta terça-feira (27) em uma das salas de comissões da Câmara Federal, em Brasília. A proposta é que sejam criadas comissões estaduais com representantes dos governos de Sergipe e Bahia, das federações das indústrias dos dois estados e da Petrobrás para avaliar alternativas para as fábricas.

“Estamos dispostos a conversar. Vamos negociar e queremos começar imediatamente. Gostaria muito de encontrar uma saída que atendesse a essa questão sem subsídios. É importante que os estados engajem nessa discussão porque não vamos fazer com subsídios”, disse Pedro Parente ao se referir à questão principal do preço gás natural que é matéria prima para o funcionamento das Fafens.

A audiência contou com a presença do governador Jackson Barreto, de Sergipe, do vice governador da Bahia João Leão, do líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura, e do deputado José Carlos Aleluia.

Sobre a hibernação

No dia 20 de março, a Petrobras anunciou a hibernação, até o final do primeiro semestre deste ano, das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada no polo petroquímico de Camaçari, e de Sergipe (Fafen-SE), na cidade de Laranjeiras. A iniciativa faz parte do processo de saída integral da produção de fertilizantes, conforme anunciado pela companhia em setembro de 2016.

A medida é parte do esforço da Petrobras para focar os investimentos em ativos que tenham menor risco e tragam mais retorno para a companhia. A hibernação consiste na parada de produção de unidade industrial, com a adoção de medidas de conservação dos equipamentos.

A decisão de encerrar as atividades produtivas das unidades se deve às perspectivas de perdas da Petrobras com estas operações. Em 2017, a Fafen-BA apresentou resultado negativo de cerca de R$ 200 milhões. A Fafen-SE apresentou resultado negativo de cerca de R$ 600 milhões no último ano.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: