Bancada de Sergipe marca reunião com presidente da Petrobras

Por Com informações da ASN 21/03/2018 17h36
Bancada de Sergipe marca reunião com presidente da Petrobras
ASN

O governador Jackson Barreto está em Brasília nesta quarta-feira (21) articulando junto às lideranças políticas sergipanas possibilidades de resolução para o possível fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada em Laranjeiras.

Em audiência solicitada pelo governador, todos os parlamentares foram convocados a emitir sugestões e estudos que devem ser levados ao presidente Michel Temer durante reunião já marcada para a próxima terça-feira (27). Ficou acertado que, na próxima segunda-feira (26), Jackson e os parlamentares serão recebidos pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente.

De acordo com Jackson, o encerramento das atividades da Fábrica não será aceito pelo governo de Sergipe e pelas forças políticas do Estado. “Viemos buscar sugestões para levar ao presidente da república de forma a manter os interesses do Estado tanto do ponto de vista da garantia dos empregos quanto da economia em um momento de crise. Fechar a fábrica ou colocá-la para hibernar significa depreciar todo o equipamento, e o retorno vai ser totalmente inviável”, disse.

Fafen

O governador foi informado do fechamento da Fafen na segunda-feira (19), após telefonema do presidente da Petrobras, Pedro Parente. A fábrica de Sergipe entrou em operação em 1982 e marcou um novo ciclo do desenvolvimento no estado, com a construção da adutora do Rio São Francisco, a ampliação da rede de energia elétrica, a revitalização da ferrovia que liga Sergipe à Bahia e ainda com a instalação do Terminal Portuário Ignácio Barbosa, em Barra dos Coqueiros, a 36 quilômetros de Aracaju.
Ocupando uma área de 1 Km², a fábrica produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico.

Desde 2014, a Fafen-SE conta com uma planta de produção de sulfato de amônio com capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ano, o que equivale a 80% da importação da região Nordeste em 2014. O sulfato de amônio contém nitrogênio na composição e também é excelente fonte de enxofre, muito utilizado no cultivo de milho, cana-de-açúcar e algodão.

 

Presenças

Estiveram presentes também os deputados federais Laércio Oliveira, Fábio Reis, Fábio Mitidieri, João Daniel, Jony Marcos, Adelson Barreto e Valadares Filho; os senadores Maria do Carmo, Elber Batalha e Eduardo Amorim; o secretário de Estado da Comunicação Social, Sales Neto; o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira; o deputado estadual Pastor Antônio dos Santos como representante da Assembleia Legislativa de Sergipe; a vereadora Emília Correia como representante da Câmara de Vereadores de Aracaju e o empresário e ex-governador de Sergipe, Albano Franco.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: