Romeiros começam a chegar em São Cristóvão para a procissão do Senhor dos Passos

Por Com informações da Prefeitura de São Cristóvão 23/02/2018 15h52
Romeiros começam a chegar em São Cristóvão para a procissão do Senhor dos Passos
psc

A cidade de São Cristóvão, que ao longo de três dias vai se tornar um local de devoção e religiosidade, já está preparada para receber os romeiros que acompanharão a partir da noite desta sexta-feira (23), o ritos da Romaria de Nosso Senhor dos Passos.

Panos roxos decorando as ruas e fachadas dos prédios históricos dão boas-vindas aos fieis de várias partes do estado e do país, que chegam à quarta cidade mais antiga do Brasil com o desejo de celebrar a fé, e agradecer pelas graças alcançadas. Junto com estes, os vendedores ambulantes, que veem na festa uma oportunidade para aumentar a renda, também já aportam no Centro Histórico.

Para garantir a segurança e o conforto dos romeiros e turistas que visitarão a cidade durante a Festa de Senhor dos Passos, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), montou um esquema de trabalho envolvendo a Secretaria Municipal Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), e a Superintendência de Transportes e Trânsito de Trânsito (SMTT). .

O presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, Gaspeu Fontes, destacou a contribuição da administração municipal para a realização da festa. “É uma data muito importante para a cidade e para todos que aqui estarão. A prefeitura de São Cristóvão está garantindo todo o apoio logístico possível para a realização da festa. Toda a estrutura está montada para que os devotos, romeiros e vendedores sejam bem acolhidos”.

Para o devoto Antonio Corsino de Menezes, que há vinte anos percorre andando os 80km que separam a cidade de  Lagarto da cidade de São Cristóvão, a Romaria de Nosso Senhor Passos é a forma encontrada por ele de agradecer as graças alcançadas ao longo da vida. “A primeira vez que estive na romaria foi através do convite de amigos, desde então passei a ser devoto do Nosso Senhor dos Passos e já alcancei muitas graças. Hoje só venho agradecer o que recebi”, falou.

A historiadora, Edvania Fontes dos Santos, que participa da festa há catorze anos revelou que a romaria foi seu objeto de estudo no trabalho de conclusão de curso na faculdade. “Entrevistei mais de 150 romeiros para realizar a minha monografia. Senhor dos passos já realizou muitas graças na minha vida também e na vida da minha família, e a forma que tenho de agradecer é acompanhando todos os anos a romaria de pés descalços, seria muito triste não poder participar”, confidenciou.

O devoto Almir Santos veio de Aracaju para realizar suas orações. “Minha devoção ao Senhor dos Passos se iniciou através da minha mãe, que fez uma promessa em meu nome quando eu ainda era criança. Desde então venho aqui para agradecer todas as minhas conquistas.”

O vendedor ambulante da cidade de Canindé do São Francisco, Antônio Ciro Moura contou que a expectativa para a venda de artigos religiosos está alta. “É o primeiro ano que venho para a Romaria de Nosso Senhor dos Passos. Sei que a cidade espera receber milhares de romeiros e por isso tenho a esperança que as vendas sejam boas”.

De acordo com Silvia Maria Figueiredo Lima, que participa da organização do evento, a romaria vem sendo preparada com muita antecedência. “Já estamos nos planejando para que tudo ocorra bem há algumas semanas. Todas as toalhas e as materiais litúrgicos já foram limpos para as celebrações. Além do trabalho de acolhimento aos romeiros que realizamos com mais amor a cada ano", pontuou.

Programação (2018)

Sexta-feira 23/02
Caminhada do Senhor dos Passos, saindo às 22h da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos (São Cristóvão).

Sábado 24/02
Missas:
16h - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
17h - Igreja do Carmo Maior.
17h - Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros).
19h - Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência.

Domingo 25/02
Durante todo o dia Confissões no Convento do Carmo.

Missas:
06h - Igreja Matriz.
07h - Igreja do Carmo Maior.
07h30 - Igreja Matriz.
08h - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
08h30 - Igreja Matriz / Igreja do Carmo Maior.
09h - Capela São João Batista (prox. à imagem do Sr. dos Passos do Alto da Bela Vista).
09h - Igreja do Orfanato / Alto do Cristo.
09h30 - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
10h - Igreja Matriz (missa Solene) / Igreja do Carmo Maior.
10h30 - Igreja do Amparo.
11h30 - Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
12h - Igreja Matriz / Igreja do Carmo.
14h - Igreja Matriz.

Procissão do encontro
16h - Saída da imagem de Senhor dos Passos da igreja Matriz, e da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).

Obs: As imagens seguem em procissão para a Praça São Francisco, onde acontecerá o Sermão do Encontro. Logo em seguida a procissão seguirá pelas ruas: Ivo do Prado, Praça da Matriz, Tobias Barreto, João Bebe-Água, Professor Leão Magno, Messias Prado, Praça Senhor dos Passos (ao término da Procissão, Missa Campal na Praça do Carmo).

Pontos para visitação: Cristo Redentor e imagem de Senhor dos Passos do Alto da Bela Vista.
Ponto de Apoio: Casa do Romeiro - Salão Sagrada Família (Frades Carmelitas).
Serviço de som e informação: Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água – Fundact, localizada na Praça da Matriz.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: