Urnas eletrônicas poderão ser auditadas uma hora antes das Eleições 2018

Por TRE/SE 20/02/2018 09h05
Urnas eletrônicas poderão ser auditadas uma hora antes das Eleições 2018
urna

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, anunciou que as urnas eletrônicas poderão ser auditadas uma hora antes do início da votação nas Eleições 2018. A novidade permitirá que algumas instituições e partidos políticos interessados participem dessa “inspeção”, que tem como objetivo dar ainda mais transparência ao processo de votação.

As urnas que passarão pela auditoria serão definidas por amostragem e escolhidas aleatoriamente. As regras dessa auditoria serão publicadas em resolução do TSE a ser aprovada até o dia 5 de março deste ano pelo plenário daquela Corte Eleitoral.

As entidades e instituições que poderão participar são as mesmas previstas para acompanhar o desenvolvimento dos sistemas eleitorais durante os seis meses anteriores ao pleito: partidos políticos, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Controladoria-Geral da União, Departamento de Polícia Federal, Sociedade Brasileira de Computação, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, os departamentos de tecnologia da informação de universidades e a sociedade civil organizada.

Para a auditoria, poderá ser utilizado o software de cálculo de dígitos verificadores desenvolvido pela Justiça Eleitoral ou sistema semelhante criado pelas próprias instituições participantes. Tudo isso reforça o compromisso da Justiça Eleitoral no sentido de conferir ainda mais transparência ao processo. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: