Sergipe

24/01/2018 às 15h36

Posto de Vacinação do Ipesaúde disponibiliza vacina contra Febre Amarela nesta quinta-feira

ASN

Nesta quinta-feira (25), é dia de vacinação contra a febre amarela no Ipesaúde. A vacina é gratuita e está disponível para todos que comprovem viagem para áreas de risco estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Serão 150 doses e as senhas começam a ser entregues a partir das 07 horas. O horário de funcionamento da sala de Vacinação é das 08 horas às 16h. O Posto de Vacinação do Ipesaúde está situado na Rua Campos, 177, Bairro São José.

“Vale lembrar que a recomendação é para as pessoas que pretendem viajar nos próximos dez dias, ou seja, não há a necessidade de se criar pânico e tomar a vacina de forma indiscriminada. O público são crianças de 09 meses de idade até 59 anos que são residentes de área de risco ou viajantes”, explicou a coordenadora de Enfermagem do Ipesaúde, Joice Andrade.

Canindé de São Francisco

O Ministério da Saúde incluiu a cidade de Canindé do São Francisco como área de risco.  A entrada ocorreu por conta da morte de um macaco com febre amarela na Bahia. Ainda de acordo com o Ministério, não há casos na região e trata-se de uma medida de precaução. A recomendação do MS é que a população, em especial as que residem mais próximas da mata ou área rural, ou visitantes que seguirem para a área de mata dessa localidade devem se vacinar. Segundo a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, o Estado ainda não foi oficialmente notificado, mas já está realizando reuniões para debater o tema com o ministério.

Estados com recomendação parcial

Quem vai para alguma cidade localizada nos estados do Ceará (CE); Rio Grande do Norte (RN); Paraíba (PB) e Pernambuco (PE) não precisa tomar a vacina. Nenhum município desses estados entrou na área de risco.

Já outras localidades possuem determinado número de municípios em estado de alerta para a doença. Na relação do Ministério da Saúde, entram nessas características os estados do Pará (PA) com 104 dos 144 municípios inseridos na área de contágio para a febre amarela; o Piauí (PI) com 57 dos 224; a Bahia (BA) com 188 cidades das 417; o Rio de Janeiro (RJ) com 73 das 92; o Paraná (PR) com 363 das 399; Santa Catarina (SC) com 162 das 295 e o Rio Grande do Sul (RS) com 463 dos 497 municípios a se recomendar a imunização.

Estados com recomendação total da vacina

Os estados de Rondônia (RO); Acre (AC); Amazonas (AM); Roraima (RR); Amapá (AP); Tocantins (TO); Maranhão (MA); Minas Gerais (MG); Espírito Santo (ES); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Goiás (GO) e Distrito Federal (DF) entraram integralmente na zona de risco estabelecida pelo Ministério da Saúde. Quem for viajar para esses estados, necessariamente, precisa tomar a vacina.

Capitais

Belém (MG); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Cuiabá (MT); Campo Grande (MS); Goiás (GO); Manaus (AM); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo - parcialmente (SP); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Porto Velho (RO); Rio Branco (AC) e Vitória (ES) são as capitais brasileiras com risco de contágio pela febre amarela.

A relação com o nome de todas as cidades inseridas na zona de contágio pelo Ministério da Saúde está disponível no site do órgão federal.


Fonte: ASN