Matrícula online para a rede estadual de ensino estão abertas

Por Com informações da SEED 15/01/2018 09h45
Matrícula online para a rede estadual de ensino estão abertas

O Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), informa que os sergipanos que desejam estudar na rede pública estadual no ano letivo de 2018 devem ficar atentos quanto a unidade de ensino e a data da matrícula online, através do link do Portal da Matrícula.

Os interessados devem acessar o link e em seguida procurar o nome da instituição escolar em que pretende estudar para verificar se a unidade de ensino já se encontra com as matrículas abertas. 

"É necessário que os alunos fiquem atentos ao período para realizar a matrícula na unidade escolar que pretende estudar", alerta o diretor da Coordenadoria de Informática (Codin), Alexandre Veras.

De acordo com ele, os candidatos devem observar que neste ano o horário para realização da matrícula é das 8h às 22h.

"Ao acessar o Portal da Matrícula o candidato deve prestar atenção nos períodos destinados aos egressos e candidatos a rede", complementa.  

Matrícula Online 

Implantada em 2016, a matricula online conseguiu acabar de vez com o problema das longas filas às portas das escolas. O secretário Jorge Carvalho comenta que a iniciativa representa um marco histórico no cenário educacional sergipano. "A Matrícula Online é uma ação do Governo do Estado que solucionou um problema social, ou seja, acabou com as longas filas nas portas das unidades escolares. Sendo assim, se democratizou o acesso e todos tiveram a oportunidade de realizar a matrícula sem dificuldade", enfatiza. 

De acordo com o superintendente executivo, professor Everton Siqueira, a Matrícula Online é sinônimo de sucesso. Ele recorda que a implantação do sistema foi pensado em 2015, época que era o diretor da Codin. "O nosso propósito era tentar acabar com as longas filas nas portas das escolas e a iniciativa atendeu ao objetivo proposto", disse. 

Ele comenta que antes da implantação conheceu o modelo adotado em quase todos os estados. "Após este estudo houveram reuniões com os técnicos da Seed e em seguida eles desenvolveram o sistema", explica. 

Documentação 

Os estudantes que efetuarem a matrícula online terão até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: Ficha de Matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio/ quando houver); comprovante de residência/ quando houver; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); termo de responsabilidade; procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade e foto 3X4. 

Serviços 

Com o propósito de auxiliar ainda mais os estudantes e responsáveis no momento da matrícula online, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento interativo feito de forma online), no Portal da Matrícula. Este serviço tem como objetivo oferecer informações e esclarecer as possíveis dúvidas.   

"As unidades de ensino da Rede Pública Estadual disponibilizam aos interessados os seus laboratórios de informática e outros equipamentos, bem como servidor para auxiliar a comunidade na realização da matrícula online", finaliza Alexandre Veras.  

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: