Nova radioterapia começará a funcionar em dezembro no Huse

Por Com informações da SES 18/11/2017 09h08
Nova radioterapia começará a funcionar em dezembro no Huse
SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou nessa sexta-feira que a nova radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) começará a funcionar no próximo mês. O secretário da Saúde, Almeida Lima, ressaltou a importância da nova unidade para o tratamento dos pacientes com câncer.

“O acelerador linear da nova radioterapia do Huse já foi instalado, está em fase de testes e em dezembro o equipamento começará a operar. Assim, gradativamente, iniciaremos os atendimentos aos pacientes. Com muito empenho e vontade de melhorar a saúde pública de Sergipe, conseguimos importar o aparelho do Canadá e daremos uma nova realidade ao tratamento dos pacientes oncológicos”, disse.

O secretário assegurou ainda que, com a nova unidade de radioterapia do Huse, a fila para o tratamento será rapidamente zerada. “No hospital, hoje, funciona uma radioterapia e quando assumimos a pasta o equipamento estava quebrado e existia uma fila de 600 pessoas a espera do tratamento. Então, imediatamente recuperamos o aparelho que, inclusive, parou de quebrar, e conseguimos diminuir a fila para 142 pacientes. E com a nova unidade, duplicaremos os atendimentos e vamos zerar esta fila em pouquíssimo tempo. Com certeza, a ampliação da radioterapia é um marco na saúde pública de Sergipe e isso prova que estamos no caminho certo”, declara Almeida Lima.

Acelerador linear

O aparelho é um acelerador linear CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: