Projeto Praia Limpa acontece neste domingo

Por Ascom/SEMA 27/10/2017 09h43
Projeto Praia Limpa acontece neste domingo

Não deixe seu lixo na areia. É com essa proposta que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizará neste domingo, 29, o projeto Praia Limpa. Desenvolvido pelo setor de Educação Ambiental da Sema, a ação ocorrerá na Orla de Atalaia, das 9h às 16h, na região dos arcos. O objetivo é sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju para a conservação do meio ambiente.

 

O projeto Praia Limpa está embasado na lei n. 4.800/2016, idealizada pela ex- vereadora e atual diretora de Planejamento e Sistemas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Lucimara Passos. A lei consiste na obrigatoriedade da utilização de cestos de lixo por parte de todos que realizam algum tipo de comércio na faixa litorânea, desde pequenos ambulantes a grandes bares.

 

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, a Prefeitura compromisso de todos em prol da conservação das praias. "Nossas praias merecem ser conservadas, pois são alguns dos principais cartões postais da nossa cidade. Então mantê-la limpa é deixá-la ainda muito mais bela. Por isso, é necessária a participação, não só do poder público, mas também de toda a sociedade", garante. 

 

Atividades

 

Antes do lançamento oficial do projeto, que ocorre no domingo, 29, algumas intervenções acontecerão a partir desta sexta-feira, 27, como a colocação de totens educativos por toda a orla, e no sábado, 28, um guindaste será içado com uma grande quantidade de resíduos. A ideia é expor para a população a dimensão de todo o lixo que é jogado diariamente nas praias.

 

Já no domingo, 29, seguindo o propósito do slogan do evento, "Praia linda é praia limpa", o projeto contará com diversas atividades durante todo o dia.  A partir das 9h30, ocorrerá uma blitz educativa com o apoio da SMTT e da Mix FM. Os motoristas que transitarem pelo local serão abordados e orientados pela equipe da Sema sobre a importância da conservação das praias.

 

Ainda durante a manhã, acontecem outras atividades, como exposição de dados sobre a mortandade marinha causada pelos resíduos sólidos, serviços de saúde oferecidos pela SMS, exibição de escultura de areia, oficina de percussão para as crianças e atividades esportivas. Já durante a tarde, haverá limpeza simbólica da praia realizada pela equipe da Sema. O objetivo é também contar com a participação de alunos, banhistas, surfistas e demais visitantes. Finalizando a programação de atividades, ocorrerá a inauguração do monumento ecológico confeccionado com dez mil garrafas pet e, por fim, a soltura de tartarugas. 

 

"É importante promover essa sensibilização, principalmente em um lugar bastante frequentado pelos aracajuanos, que é a praia. Através destas ações, o nosso objetivo é que também surjam atitudes simples, por parte dos frequentadores e comerciantes, que podem diminuir a poluição das águas e a mortandade de animais marinhos", declara a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro. 

 

Continuidade do Projeto

 

De acordo com o secretário Augusto Cesar Viana, a proposta é expandir o projeto Praia Limpa, a fim de realizá-lo durante todo o ano, levando, periodicamente, a sensibilização ambiental por meio de totens educativos e outras ações, como esquetes teatrais em bares e restaurantes.

 

"A ampliação do Praia Limpa é de suma importância para aprimorarmos  a percepção dos aracajuanos quanto ao seu papel na conservação do meio em que vive e frequenta, como é o caso das praias. As pessoas precisam entender que é muito simples guardar o lixo que produz e jogá-lo em uma lixeira mais próxima, em vez de deixar na areia", enfatiza Augusto Cesar Viana.  

 

Parceiros

 

Para a realização do projeto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente conta com o apoio de diversos parceiros. 

 

Empresas: Amaru Produtos Florestais, Donato, Eskimó Sorvetes; Eli Promoções; Mix FM Aracaju; Movimento Fitness, Neto Guindastes, Vitória Brasil.

 

Órgãos Estaduais e Municipais: Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp); Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) Guarda Municipal (GMA); Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju); Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT); Governo de Sergipe; Corpo de Bombeiros; Energisa. 

 

Instituições: Universidade Tiradentes (Unit), através do projeto Conduta Consciente; Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Ecologia Marinha na Escola (Emane); Projeto Tamar. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: