Sergipe

16/09/2017 às 11h15

Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda em Aracaju

Com informações da SMS

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda-feira (18), e segue até o dia 7 de outubro. A meta para este ano é vacinar 64 mil animais, entre cães e gatos.

A campanha está dividida em quatro etapas. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, a primeira etapa terá início com os postos de vacinação itinerante. Este ano, o foco será a Zona de Expansão de Aracaju.

"Existem moradores que criam cães e gatos e não têm veículo para conduzir os animais para tomar a vacina nos postos fixos. Por esse motivo, a gente sai de porta em porta, para vacinar esses animais na primeira semana da campanha. Iremos atuar com quatro equipes, cada uma composta por 15 profissionais", explicou.

Outro ponto abordado pela diretora da Vigilância em Saúde e que deve ser levado em consideração, é que de acordo com os moradores de regiões mais afastadas, ainda existem nessas áreas animais silvestres, a exemplo de raposa.

"A gente necessita da colaboração de todos. Essa proteção é muito importante para evitar que os animais peguem a doença e transmitam para donos e pessoas próximas", alertou.

No ano passado, foram vacinados 2.833 animais nos postos itinerantes. Este ano, a expectativa é de vacinar 4.500. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Postos fixos

As outras etapas compreendem os sábados dos dias 23 e 30 de setembro e 7 de outubro. Durante esses dias, os donos de cães e gatos, devem ir aos postos de vacinação fixos espalhados na cidade, das 7h às 17h.

"A gente sabe que a raiva é uma doença que mata. Portanto, esses animais precisam estar imunizados para evitar o retorno ou o aparecimento de algum caso. No fim de 2016, por exemplo, foram diagnosticados dois casos de raiva animal", ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde.


Fonte: Com informações da SMS