Sergipe

08/09/2017 às 16h42

Campanha Nacional de Multivacinação 2017 começa na próxima segunda-feira

PMA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia na próxima segunda-feira, 11, a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 em todas as 44 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju.  Essa é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização (PNI) adotou com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). 

A campanha tem o objetivo de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, além de manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis. De acordo com a gerente do Programa Municipal de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Ilziney Simões Correia, essa não é uma campanha específica para imunizar contra apenas uma doença, mas para várias. 

“Serão fornecidas mais de dez tipos de vacinas, mas todas já existem e estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. O importante é que os pais ou responsáveis levem as cadernetas de vacinação das crianças porque os profissionais irão ver quais as vacinas que ainda faltam para poder imunizar as crianças e os adolescentes. Levar a caderneta é essencial”, alertou Ilziney.

Segundo a gerente, nesta campanha houve a ampliação da faixa etária dos adolescentes, por exemplo, a vacina contra o HPV é para as meninas de 9 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e para os meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já para a meningogócica C é para os adolescentes de ambos os sexos de 12 e 13 anos.  Além destas serão ofertadas as vacinas BCG, pentavalente, rotavírus, pneumo 10, tríplice viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb) e contra  as hepatites A e B.


Fonte: PMA