Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos que serão comercializados em feira na Orla de Atalaia

Por SES/SE 07/09/2017 11h45
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos que serão comercializados em feira na Orla de Atalaia

Para dar segurança aos consumidores, a Vigilância Sanitária Estadual, que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará fiscalizando os alimentos que serão comercializados na feira Expo Brasil, que funcionará na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, de amanhã, 7, ao dia 17 deste mês. Segundo Rosana Barreto, gerente de Alimentos da Vigilância, as inspeções serão desde a manipulação e preparo ao armazenamento dos alimentos.

“Nos primeiros dois dias da feira faremos um trabalho de educação sanitária. Estaremos no local com gerentes e fiscais da Vigilância passando orientações para os comerciantes e solicitando a adequação do que estiver incorreto. Em seguida, iniciaremos as fiscalizações e verificaremos se a manipulação dos alimentos está correta, se os produtos estão com a data de validade fixada e se o acondicionamento dos alimentos está adequado, por exemplo. O papel da Vigilância é promover a saúde e proteger os consumidores e faremos exatamente isso”, disse.

Ainda de acordo com ela, se as equipes encontrarem alguma irregularidade durante as fiscalizações, os alimentos poderão ser recolhidos e o comerciante poderá até responder a processo administrativo. “Em eventos de massa ocorrem muitas vezes problemas de intoxicação alimentar e nosso trabalho é evitar que isso aconteça. Não podemos deixar que se comercialize alimentos que possam oferecer risco para a saúde da população”, ressalta.

 

Denúncias

E Rosana informa ainda que se algum consumidor encontrar supostas irregularidades na feira, a denúncia poderá ser feita no estande da Vigilância Sanitária que estará montado na área do evento. “A população também pode colaborar, fazendo denúncia caso sejam encontradas supostas irregularidades na parte da alimentação. Iremos até o local para averiguar e se ela se confirmar, tomaremos as devidas providências”, declara. A gerência de Meio Ambiente da Vigilância Sanitária Estadual também estará atuando na feira durantes os dez dias.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: