Polícia militar promove desfile especial neste 7 de Setembro

Por PM/SE 07/09/2017 11h36
Polícia militar promove desfile especial neste 7 de Setembro

As milhares de pessoas que chegaram cedo à Avenida Barão de Maruim nesta quinta-feira, 7 de setembro de 2017, puderam ver a marcialidade e a energia da Polícia Militar do Estado de Sergipe. O desfile deste ano foi especial e levou para a Barão uma amostra do que a Corporação tem de melhor: os seus integrantes, os familiares destes e os projetos sociais apoiados pela PMSE.

Para iniciar o desfile, a Força Auxiliar sergipana trouxe para a Avenida filhos e sobrinhos de policiais trajando os uniformes de Unidades e Subunidades da PM. Os pequenos militares, com idade entre 3 e 13 anos, desfilaram ao lado dos seus respectivos parentes, transparecendo muita entusiasmo. O desfile teve sequência com a alegria das crianças assistidas por cinco projetos sociais apoiados pela Corporação.

A seguir, representantes dos 83 Conselhos Comunitários de Segurança abrilhantaram a parada militar. O grupo esteve acompanhado do presidente da Federação dos Conselhos de Segurança do Estado de Sergipe (Feconseg), Ailton Figueroa. Após o os Conselhos, foi a vez da histórica Banda da Polícia Militar arrancar os aplausos da empolgada plateia.

O grupo musical entrou na Barão regido pelo tenente Carlos Júlio de Jesus e executou os dobrados Couraçado e Bode Preto. Na sequência, o comandante e o subcomandante da tropa no desfile, o tenente-coronel Rivelino Souza e o major Walcyr Mendonça respectivamente, marcharam à frente das centenas de homens e mulheres que atuam no policiamento da capital e do interior sergipano.

Logo em seguida, se somaram ao desfile cívico uma representação do Estado Maior Geral da PMSE, constituída por 12 majores; a guarda bandeira do desfile, formada por tenentes conduzindo as bandeiras do país e do Estado, e um Pelotão de 12 alunos do Curso de Formação de Soldados, comandado pela tenente Amanda Tobias e levando bandeiras históricas.

Numa homenagem especial a todos os policiais militares que, no presente ou no passado, sacrificaram as suas vidas pela segurança da população sergipana, o sargento Marcos Henrique, o cabo Jailton e os soldados Damião e Costa desfilaram em suas cadeiras de rodas, recebendo salvas de palmas por todo o trajeto do desfile.

Tropa

O Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) deu sequência ao desfile, levando para a Avenida a tropa comandada pelo tenente Adenilmo Menezes de Oliveira Cruz dos Anjos. Logo após, o Pelotão feminino da Companhia de Comandos e Serviços (CCSv) desfilou com a tenente Belisa à frente de 30 PMs, representando as 426 policiais da Corporação e marcando os 28 anos da mulher na PMSE.

A emoção também tomou conta dos 250 alunos do CFSd, que, comandados pelo capitão Allan Jones, pela primeira vez, desfilaram fardados na Barão de Maruim. Os discentes, que em breve se tornarão soldados da PMSE, realizaram manobras e evoluções, levando o público ao êxtase.

Em seguida, ao comando do capitão Flávio Souza dos Santos, representações do 1º, 5º e 8º Batalhões de Polícia Comunitária desfilaram pelo palanque das autoridades, seguidos dos efetivos do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e da Companhia Independente de Operações policiais em Área de Caatinga (Ciopac), que trouxe o novo uniforme para a Avenida.

O Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) desfilou com 50 policiais e foi seguido da tropa do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), que usou granadas fulmígenas durante a sua apresentação. Ao fim do desfile a pé, policiais e animais da Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães) também estiveram na Barão de Maruim.

O desfile motorizado trouxe viaturas usadas no cotidiano pelas diversas Unidades, além de motocicletas do Grupamento Especial de Motos (Getam), que circularam pela Avenida, sendo seguidos dos cavalos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon). No ar, o efetivo do Grupamento Tático Aéreo (GTA) encerrou o desfile cívico da Polícia Militar do Estado de Sergipe neste 2017.

Autoridades presentes no palanque

No palanque das autoridades, o vice-governador do estado, Belivaldo Chagas, e o secretário de Segurança Pública, João Eloy prestigiaram o desfile da Corporação. No local, representantes das Forças Armadas, o comandante-geral da PMSE, coronel Marcony Cabral e o seu Estado Maior também acompanharam a parada militar.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: