Novo tomógrafo deve funcionar nos próximos dias no HUSE

Por Ascom Huse 11/08/2017 15h50
 Novo tomógrafo deve funcionar nos próximos dias no HUSE

Na perspectiva de qualificar a assistência em saúde oferecida aos cidadãos, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem investido na restauração e na aquisição de novos tomógrafos com recursos próprios. Com o conserto do primeiro aparelho, a cada dia estão sendo realizadas cerca de 70 tomografias no pronto socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Um avanço que, segundo o superintendente da unidade, Luiz Eduardo Correia, tem beneficiado pacientes do hospital e até mesmo usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não mais demanda de pacientes com necessidade de recorrer ao Hospital Cirurgia para a realização desses exames.
“Outro tomógrafo recuperado, que funciona na pediatria do Huse, já está pronto para a realização de exames de imagem, equivalentes a alguns realizados no Hospital Cirurgia. O aparelho necessitava de um no-break, peça essa que foi adquirida pela SES, porém no momento em que ia ser acionada foi identificada uma antiga infiltração no piso. Corrigida a infiltração, o espaço se tornou apropriado para a instalação de fios e conseqüente funcionamento do tomógrafo. Ou seja, teremos em breve dois tomógrafos em funcionamento no Huse”, declarou Luiz Eduardo.


Novo tomógrafo

Um novo tomógrafo adquirido pela SES, a ser utilizado na oncologia, também requereu a preparação de uma estrutura, desta vez conforme recomendações da própria empresa fornecedora. “No ato dessa compra, a empresa Siemens nos enviou um projeto de estruturação do espaço, a fim de que garantíssemos a manutenção do tomógrafo junto à empresa. A refrigeração do ambiente e do próprio aparelho precisavam ser revistas, por isso a SES adquiriu refrigeradores novos, conforme as recomendações descritas no projeto da Siemens, considerando também que cada empresa fornecedora apresenta um projeto específico, daí a necessidade de reparos estruturais também específicos para o recebimento do aparelho comprado”, acrescentou o superintendente do Huse.
Segundo o gestor, dentro de alguns dias o terceiro tomógrafo estará em funcionamento no Huse. Porém, ainda que com o primeiro deles o hospital já garante a realização de tomografias sem necessidade de transportar pacientes para outras unidades de saúde. “O tomógrafo em funcionamento no pronto socorro do Huse já realiza os exames diários necessários. Faremos, portanto, a redistribuição das demandas que até o momento estão sendo supridas com apenas um tomógrafo. A perspectiva é de que até a próxima semana tenhamos o segundo tomógrafo com conclusão dos devidos reparos, assim como o terceiro, quando teremos uma oferta maior de serviços e uma melhor estrutura nas três áreas”, garantiu ele.

Após a conclusão de reparos e as novas aquisições, a Rede Estadual da Saúde irá disponibilizar o total de seis tomógrafos, beneficiando os sergipanos com serviços de saúde realizados com mais qualidade e rapidez. Com todo esse avanço será possível uma redistribuição dos equipamentos, possibilitando que três tomógrafos atendam pacientes no Huse, sendo dois aparelhos novos, um no Centro de Acolhimento e Diagnósticos por Imagem (CADI) e dois no interior, nos Hospitais Regionais de Estância e de Itabaiana, sendo este último também contemplado com um novo tomógrafo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: