Fiação e lâmpadas da passarela do Detran são furtadas mais uma vez

Por ASN-SE 21/07/2017 16h55
Fiação e lâmpadas da passarela do Detran são furtadas mais uma vez

Novamente, cabos da fiação elétrica, calhas e algumas lâmpadas instaladas na passarela do Detran, localizada na Avenida Tancredo Neves foram furtadas por vândalos. O ato ocorreu no início desta semana, comprometendo toda a iluminação e prejudicando os transeuntes que fazem o uso diário da ponte metálica.

Neste ano é a segunda vez em que ocorre esse tipo de ação, o que além de comprometer a segurança de quem trafega pelo local, onera os cofres públicos, uma vez que o Governo do Estado por meio da Seinfra e do DER e, dentro das suas possibilidades terá que fazer a reposição das instalações elétricas o quanto antes.

Segundo o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o prejuízo com esse último sinistro ainda não foi calculado. “Quando acontece esse tipo de furto, apenas a substituição por novos fios não resolve o problema, pois o restante das lâmpadas bem como parte do sistema que as alimenta fica queimado. Somente após uma avaliação detalhada é que teremos o valor total do dano financeiro para o Estado”, explicou.

Ele acrescenta que fatos dessa natureza vêm se repetindo. “Lamentavelmente furtos de lâmpadas, cabos e fiação que conduzem a energia para a iluminação pública têm sido muito comum. No ano passado a retirada ilegal de cabeamento e iluminação das duas alças, da ciclovia e da passarela em questão geraram aproximadamente R$ 35 mil em prejuízos, isso sem falar em atos similares nas Rodovias SE 100 e 090, nas pontes Joel Silveira, Aracaju/Barra dos Coqueiros, Gilberto Amado, Lamarão/Conjunto João Alves, gerando uma despesa próxima a R$ 500 mil, revela”.

Valmor Barbosa diz ainda que apesar de ter sido prestado queixa, a população pode contribuir com o Governo. “Seguimos os procedimentos legais e registramos boletins de ocorrência nas duas situações, solicitando o apoio da Polícia Militar para tentar coibir esse tipo de infração. No entanto, as pessoas têm de estar conscientes de que o vandalismo representa prejuízo para elas e para a cidade como um todo, assim, qualquer cidadão ao presenciar algum ato desse tipo, pode ligar para o 190 e denunciar os infratores às autoridades competentes, a fim de que eles possam responder criminalmente pelos danos causados ao patrimônio público” frisa.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: