Secretaria de Segurança Pública apresenta plano de segurança para festejos juninos

Por Com informações da SSP 23/06/2017 18h00
Secretaria de Segurança Pública apresenta plano de segurança para festejos juninos

 

A secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP) apresentou o plano de segurança integrado para os festejos juninos distribuídos em todo o Estado de Sergipe. Durante o período festivo, policiais militares, bombeiros e policiais civis estarão empregados em regime de serviço extraordinário, atuando no horário de folga, com o intuito de reforçar o trabalho das unidades empregadas no serviço cotidiano.

Para esse ano, as ações serão mais restritas por conta da redução de eventos públicos realizados em Sergipe. Caberá à Polícia Militar de Sergipe (PM) o maior efetivo, que distribuirá os quase 230 alunos de soldado, que ainda se encontram no curso de formação, para estagiar nos principais eventos, somando esforços com os policiais militares que receberão a retribuição financeira transitória pelo exercício de atividade extraordinária (Retae).

O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Marcony Cabral, esclareceu que o planejamento realizado para as festividades é desenvolvido desde o início do mês. “Mais de 5.000 policiais estão envolvidos, todas as localidades terão a presença da PM. Em Aracaju, especificamente, o foco será a orla de Atalaia, nós estaremos prontos para atender não apenas os nossos irmãos sergipanos, mas também os turistas, os donos de hotéis e os funcionários”, adiantou o coronel que afirmou que o policiamento no período junino está assegurado.

Ainda segundo o coronel, o investimento do Governo do Estado foi o impulso necessário para a melhor harmonização das forças policiais.

“Serão 256 policiais por dia, efetivo extraordinário atuando na orla e é importante destacar que o investimento que o Governo do Estado fez ao convocar 230 novos policiais militares no início de janeiro já está surtindo efeito. Esses novos policiais estão há seis meses recebendo treinamento teórico e prático, e neste mês as aulas teóricas estão suspensas, para que eles possam por meio do estágio colocar em prática tudo o que aprenderam e sedimentando o seu conhecimento mas principalmente, contribuindo para a segurança dos sergipanos” acrescentou.

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM) estará presente dando apoio às festividades realizando um trabalho de prevenção de incêndios e acidentes, intensificando as fiscalizações e vistorias nos estabelecimentos comerciais e nos locais de evento, para averiguar se as normas de segurança, como saídas de emergência, extintores prontos para uso e estrutura das festas, estão sendo cumpridas.

De acordo com o diretor adjunto de operações do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Miguel Pereira, em todo o estado um total de 304 bombeiros estarão de prontidão para servir a população e assegurar que toda a estrutura disponível para as celebrações esteja apta a receber os participantes dos eventos. “Garantiremos a prevenção para qualquer caso de necessidade, estamos prontos para atuarmos e vamos garantir que este São João ocorra de forma tranquila. Nossas equipes estão realizando vistorias, fora as que já foram realizadas em barracas e estruturas, para que, juntamente com o apoio da Polícia Militar, esse seja um período junino ainda mais seguro para todos os que irão aproveitar as festas” assegurou.

As equipes da Polícia Civil seguirão o mesmo planejamento realizado na ‘Operação São João de Paz’, deflagrada no dia 30 de maio desse ano. O foco da operação, assim como na primeira, será coibir a entrada de drogas e armas de fogo no estado durante os festejos. Tanto os pontos de atuação quanto as equipes que atuarão durante a operação serão os mesmos empregados há 15 dias.

O delegado geral em exercício, Jonathas Evangelista, esclareceu que as equipes escaladas estarão prontas para o atendimento à população. “O secretário de Segurança João Eloy determinou que todos os pedidos de organização de escalas extras para atendimento de festejos juninos fossem atendidos. Dessa forma, a delegacia geral juntamente com a coordenadoria de Polícia Civil do Interior (CopciI) e delegacias de Polícia Civil na capital (Copcal) organizaram escalas extras de plantão para atendimento aqui em Aracaju e nas cidades do interior onde ocorrerá festa. Aracaju com o reforço da delegacia especial de turismo (Detur) e da 4ª delegacia metropolitana atenderão os festejos da Orla de Atalaia, a 3ª delegacia metropolitana ficará responsável para atendimento das ocorrências da zona norte. No interior do estado, as unidades da Polícia Civil serão reforçadas, fizemos uma reunião com o secretário onde houve uma determinação de trabalho integrado especialmente para atendimento ao público, estamos prontos para esse período com as delegacias abertas e equipes reforçadas”, garantiu o delegado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: