Dia de D de vacinação anti-rábica acontece neste sábado (3)

03/12/2016 10h12
Dia de D de vacinação anti-rábica acontece neste sábado (3)

Neste sábado (3), acontece o dia D  de vacinação de cães e gatos contra a raiva. As ações acontecem das 8 às 17h nos 42 postos de saúde e  ainda de atendimento do Zoonoses. A meta do Centro de Controle de Zoonoses é vacinar 60 mil animais, sendo 44 mil entre cães e 13 mil gatos.

O calendário de vacinação anti-rábica normalmente acontece no mês de setembro, mas ano passado, devido a ausência de vacinas, a campanha acabou ocorrendo em abril deste ano. Agora, a vacinação está sendo retomada e a próxima campanha só deverá acontecer em setembro de 2017. "Por isso a importância de se vacinar agora. Lembrando que a raiva é uma doença que mata", alertou o médico-veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Gilberto França.

O especialista chama atenção para os sintomas do animal contaminado. "Um dos principais sintomas é a hidrofobia, medo da água. O animal para de ber água e de se alimentar. Portanto se o animal bebeu e comeu ele não está com raiva. outros sintomas importantes são o estrabismo e a sensibilidade a luz e qualquer ruído ou som", explica, Gilberto.

A vacina imuniza o animal por um ano. As pessoas que não conseguirem vacinar seus animais no dia D podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses durante todo o ano, situado na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, bairro Capucho, em Aracaju. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: