Operação policial desarticula associação criminosa atuante no Vale do Cotinguiba

Por SSP 01/12/2016 15h17
Operação policial desarticula associação criminosa atuante no Vale do Cotinguiba

Uma operação desencadeada por policiais civis do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Delegacia de Laranjeiras resultou nessa quarta-feira, 30, no cumprimento do mandado de prisão de José Carlos Santana Gomes, conhecido como “Gibudo” e Marcos Roberto Santos, vulgo “Beto Cabeção”. Os dois seriam líderes, na companhia de mais dois indivíduos, de uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas, roubos e homicídios na região do Vale do Cotinguiba.

De acordo Ronaldo Marinho, que assumiu há pouco a Delegacia de Laranjeiras, o trabalho concatenado entre a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial, COPE e delegacia teve como intuito reprimir a criminalidade crescente na região. "Esta é uma quadrilha perigosa e bem estruturada que agia em Laranjeiras e municípios vizinhos há um certo tempo, envolvida com diversos roubos, além de uma disputa territorial pelo tráfico de drogas", esclarece.

Segundo o coordenador do COPE, o delegado João Eloy, o grupo tinha ainda conexão com criminosos na cidade de Aracaju e outros Estados, no envolvimento com a rota do tráfico. Inclusive, alguns dos integrantes da quadrilha estavam custodiados nas unidades prisionais de Sergipe e mesmo assim continuavam a exercer influência sobre os demais integrantes.

Uma primeira etapa da investigação, inicialmente conduzida pelo COPE, identificou José Carlos, o Gibudo, Marcos Roberto, o Beto Cabeção, Pablo Ruan dos Santos Gomes e Anderson Gonzaga Gomes como integrantes da associação criminosa atuantes na liderança do grupo. As diligências resultaram no cumprimento dos mandados de prisão de Gibudo e Beto Cabeção e ainda, Wanderley de Jesus e Maxwell da Conceição que também agiam na região.

Já Pablo e Andinho resistiram às prisões trocando tiros com as equipes policiais no momento da execução dos mandados e no confronto vieram a óbito.

João Eloy detalha que Gibudo também se envolveu em um confronto durante a tentativa de sua captura e, mesmo ferido, conseguiu fugir para o estado de Alagoas, onde se escondeu, mas foi localizado no final da tarde dessa terça-feira, 29, e trazido ao estado de Sergipe, após operação do COPE apoiada pelas equipes do PELOPS, GTA e do 3º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas. José Carlos e Marcos estão à disposição da Justiça Sergipana.

"O clima de tranquilidade está sendo resgatado na cidade de Laranjeiras, à medida que retiramos de circulação criminosos violentos e perigosos. No momento prosseguimos com as investigações produzindo conhecimento sobre a atividade criminal que será encaminhado à justiça para a devida responsabilização criminal dos envolvidos", conclui.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: