Pesquisador do ITPS representa Sergipe na criação de Centro de Nanociência e Nanotecnologia no Peru

Por ASN-SE 17/11/2016 13h58
Pesquisador do ITPS representa Sergipe na criação de Centro de Nanociência e Nanotecnologia no Peru

professor doutor Luiz Pereira da Costa, pesquisador do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), vai representar Sergipe na criação do Centro de Investigação em Nanociência e Nanotecnologia da Universidade Nacional de San Agustin (UNSA), na cidade de Arequipa, no Peru.

O pesquisador do ITPS vai atuar diretamente na criação deste novo centro na universidade peruana. Ele também é pesquisador no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) da Universidade Tiradentes (Unit), onde integra o Laboratório de Nanotecnologia e Nanomedicina. Luiz Pereira é o único brasileiro que integra o comitê internacional formado por pesquisadores da Espanha, Porto Rico, Costa Rica e Estados Unidos para planejar e fundar o centro da UNSA.

Além de participar do planejamento dos trabalhos do Centro de Investigação, o professor Luiz Pereira vai atuar fundação de um curso de mestrado em nanociência e nanotecnologia. “Voltaremos ao Peru a cada dois meses para seguir acompanhando todo o processo de construção dos prédios até a inauguração oficial do Centro. Também vou coordenar a elaboração de um plano estratégico das áreas de atuação desse centro, além da fundação de um mestrado acadêmico em Nanociência e Nanotecnologia”, explicou Luiz Pereira da Costa.

A participação de Luiz Pereira no Comitê Internacional também traz benefícios ao ITPS. “Representado na Comissão Internacional para a criação do instituto no Peru, o ITPS atende aos pré-requisitos da internacionalização institucional e no futuro poderá estabelecer quaisquer parcerias internacionais de colaboração científica acadêmica, abrindo suas portas para receber estudantes, professores e pesquisadores na realização de parte dos seus projetos”, comentou o pesquisador.

“Estamos honrados em saber que um pesquisador da casa vai contribuir com seu conhecimento para a criação e estruturação de uma instituição de tamanha importância para a ciência e tecnologia. Essa é uma oportunidade de elevar o nome do ITPS e do Governo de Sergipe”, comenta o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

A participação do pesquisador Luiz Pereira no Comitê foi formalizada durante a Jornada Científica Internacional de Nanotecnologia: Aplicações Ambientais, Energéticas e Biomédicas (JCIN’16), ocorrida na UNSA, no último mês de setembro. Na ocasião, ele ministrou palestra à comunidade científica internacional com o tema ‘Nanociência e Nanotecnologia: princípios e aplicações’.

Nanotecnologia

Nanotecnologia é a tecnologia que trabalha em escala nanométrica (nível atômico). Ela pode ser aplicada a diversas áreas, como saúde e meio ambiente, e também à produção de circuitos e dispositivos eletrônicos com as dimensões de átomos ou moléculas.

ITPS

O ITPS é uma autarquia especial do Governo de Sergipe, que é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). Foi criado para realizar pesquisas, serviços tecnológicos e inovação e dar suporte ao desenvolvimento sócio econômico do Estado. Atualmente possui cinco laboratórios: Bromatologia, Ensaios Inorgânicos, Microbiologia, Química de Água, Solos e Química Agrícola.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: