Vazão do São Francisco será reduzida para 800m³/s

Por Semarh/SE 06/01/2016 14h08
Vazão do São Francisco será reduzida para 800m³/s

A vazão mínima do Rio São Francisco terá nova redução. A partir desta quinta-feira, 7, serão iniciados testes na barragem de Sobradinho com o intuito de averiguar a possibilidade de operar em 800 metros cúbicos por segundo (m³/s). A determinação foi tomada na terça-feira, 5, durante reunião entre representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRS), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Operador Nacional do Sistema Elétrico, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf) e de gestores Estaduais de recursos Hídricos, como a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh). 

A decisão tem como expectativa a redução do consumo e o aumento do volume do reservatório de Sobradinho como forma de assegurar o fornecimento de energia. A vazão mínima estava sendo operada em 900m³/s. Segundo a determinação, entre os dias sete e 14 de janeiro a vazão será reduzida para 850m³/s. Entre os dias 14 e 20 de janeiro será de 800m³/s.

“Será uma redução gradual. Após a primeira etapa, não havendo registro de problemas, será executado o segundo momento, previsto para acontecer até o fim deste mês. O acompanhamento da situação será feito por todos os órgãos e entidades envolvidos. Serão realizadas reuniões semanais com o intuito de avaliar o que vem sendo executado”, explica o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.

O rio São Francisco é responsável por mais de 50% do abastecimento de água da população sergipana. O rio também é utilizado para atividades agropecuária, hidroviária, de irrigação, pesca, turismo e lazer.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: