Outubro Rosa: oficina de turbantes é levada para o mercado central

16/10/2015 16h00
Outubro Rosa: oficina de turbantes é levada para o mercado central
Portal A8SE
value.image
Foto: Portal A8SE

No mês dedicado à prevenção e ao combate ao Câncer de Mama, mais uma ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (16). Desta vez o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), em parceria com a voluntárias da ONG, “Mais Turbantes nas Ruas”, foram até o Mercado Central para levar mais beleza ao local.

value.image
Foto: Portal A8SE

Em um estande montado na passarela das flores, as mulheres que passaram pelo local receberam lenços e puderam aprender uma nova forma de usá-los, os turbantes. “O conselho está para servir a sociedade, para fiscalizar para a sociedade. Então resolvemos vir para o mercado, pois sabemos que é um local que tem um fluxo grande de pessoas de todas as classes sociais. Além disso, também estamos pensando nas trabalhadoras do Tales Ferraz. Essa ação não é somente pensada no ensinamento da prevenção, mas também na autoestima dessa mulher. Cabelo pode até cair, mas ela nunca vai deixar de ser mulher, de ser bonita”, afirmou Maria Claudia Tavares, presidente do Coren.

Na ocasião, informações básicas sobre prevenção também foram passadas para as mulheres que visitaram o estande. “Nesse momento estamos mostrando a importância da mulher se cuidar e estamos dando a mulher a oportunidade de ter um momento só para si, de se olhar, de se conhecer. Uma equipe multiprofissional de enfermeiros e técnicos está ensinando como fazer o autoexame”, concluiu a presidente do Coren.

Uma das visitantes do espaço foi Norma Geane, que há sete anos descobriu um nódulo na mama e agora luta contra uma metástase óssea. “Fiz a mastectomia total e agora após anos veio a doença mais uma vez, mas graças a Deus estou aceitando, minha autoestima está bem”, relatou dona Norma que deixou um recado. “Só quero dizer as mulheres se cuidem, que façam os exames. E nós temos que nos cuidar, porque no início ainda tem jeito. Eu descobri o meu no autoexame, conhecia meu corpo e quando senti algo errado procurei o médico e consegui combater o câncer de mama, infelizmente voltou na metástase, mas fica o aprendizado na minha vida. A doença não veio para me derrubar mas para ensinar a viver melhor”.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: