Acordo assinado com companhia aérea incrementa o turismo sergipano

Por ASN 09/10/2015 08h14
Acordo assinado com companhia aérea incrementa o turismo sergipano

O governo do Estado e a empresa aérea GOL assinaram nessa quinta-feira (08), o Termo de Acordo que define a implantação de ações conjuntas para ampliação da oferta de voos em Sergipe. O documento também trata de mecanismos para atração de público com potencial de consumo turístico, ampliando as potencialidades da opção Sergipe nos pacotes de agências em outros estados. O Termo foi assinado pela superintendente executiva da Secretaria de Estado da Fazenda, Ana Cristina Machado, acompanhada pela equipe técnica da Superintendência de Gestão Tributária da Sefaz, e o diretor de Relações Institucionais da empresa aérea GOL, Cláudio Neves Borges, acompanhado do executivo comercial e do contador responsável da empresa no Estado, Bruno Lyra e Luiz Daniel Lima dos Santos.

No Termo de Acordo, o Governo de Sergipe promove a redução de 17% para 14,5% ou 12% a alíquota de ICMS sobre combustível de aviação, estabelecendo como condicionante haver o aumento no número de voos com origem no estado e também o aumento do consumo por parte das aeronaves através do abastecimento no Aeroporto de Aracaju. Ou seja, para que haja a redução da alíquota do imposto haverá obrigatoriamente a criação de ao menos um voo semanal em escala com mínimo de 5 viagens semanais (em que se aplica a redução para 14,5%), a criação de ao menos um voo semanal com origem e destino em Sergipe com mínimo de 5 viagens semanais (efetuando assim a redução para 12%) e que em todos os casos haja o abastecimento das aeronaves em Sergipe.

Na prática, os entendimentos já estão produzindo resultados positivos para o estado e dois novos voos diários para Rio de Janeiro e São Paulo foram criados, esse último com sua operacionalização iniciando neste mês de outubro, conforme explicou o diretor de Relações Institucionais da empresa aérea GOL, Cláudio Neves Borges: “O voo Aracaju/Guarulhos ida e volta no mesmo dia já iniciou a venda de passagens. Esse voo dá a possibilidade de conexão com o Cone Sul. Com isso haverá passageiros de todo o Cone Sul vindo para o Estado e a partir de agora esse crescimento será ainda mais acelerado”, afirmou Cláudio Neves, acrescentando que esse torna-se um voo estratégico por possibilitar a oferta de conexão com outras rotas para diversos países e a partir de novembro entra em operação o voo direto para o Rio de Janeiro. 

“O aumento do número de frequências de voos da Gol e da Avianca é resultado do empenho do Governo do Estado para fortalecer a economia do turismo em Sergipe. O próximo passo é recuperar voos, aumentar a oferta e diminuir o valor médio dos tíquetes. São ações necessárias e imediatas para Sergipe, pois passagens aéreas mais em conta são grande instrumento para a atração de turistas, garantindo mais empregos e geração de renda para a população sergipana”, disse o secretário de Turismo Adilson Júnior.

Segundo a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Fazenda, Ana Cristina Machado, que representou o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, o objetivo do acordo firmado é o de ampliar efetivamente a oferta de voos para Sergipe, sob o ponto de vista estratégico do Estado para o plano de turismo, no sentido de identificar situações vantajosas para incremento de toda a cadeia turística estadual.

“Sergipe possui uma grande riqueza natural no aspecto do turismo. Essa iniciativa do Governo do Estado vem reforçar as bases para o desenvolvimento do turismo e oferecer a oportunidade para que várias pessoas possam conhecer Sergipe e desfrutar das nossas belezas”, destacou, reforçando que a vinda de mais turistas representa um ganho também para a rede ligada ao segmento turístico, com a geração de mais empregos e receita através do incremento do consumo no Estado.  

Para Cláudio Neves, a assinatura desse acordo significa a continuidade do crescimento da empresa no estado, firmando Sergipe como um dos principais destinos de investimento da GOL, e o crescimento a longo prazo de uma parceria que vai trazer benefícios para a população e principalmente para a cadeia de turismo. “Todos os entes saem ganhando: o turismo local, a GOL, o Governo do Estado, o comércio, a hotelaria, os passageiros, os restaurantes. Na verdade, é um investimento conjunto em que todos saem ganhando. Esse é o principal motivo da assinatura desse acordo, trazer benefícios para a população e para o turismo local para que a gente consiga desenvolver ainda mais esse lindo Estado que é Sergipe”, afirmou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: