Sergipe

13/05/2014 às 18h33

Hemose convida doadores de sangue fator Rh negativo para colaborar

De acordo com a assessora técnica de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a baixa no estoque está relacionada ao aumento da demanda dos hospitais da rede pública.

Redação Portal A8

O Centro Hemoterapia de Sergipe (Hemose) alerta para o baixo estoque dos sangues, A, O, B e Ab fator Rh negativo, além do A positivo. Para que a unidade possa garantir o atendimento transfusional da rede hospitalar é necessário que a população compareça a instituição para fazer sua doação.
 
De acordo com a assessora técnica de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a baixa no estoque está relacionada ao aumento da demanda dos hospitais da rede pública. “Diariamente acontecem acidentes e cirurgias. Para que o Hemose possa atender as solicitações desses hospitais, os doadores precisam contribuir com o serviço”, ressaltou.

Foto: FSPH/Assessoria

 
Rozeli explicou ainda, que os doadores cadastrados no banco de dados do Hemose já estão sendo convocados para doar, mas é preciso que novos doadores também se sensibilizem e colaborem. “O serviço social já está convocando doadores desses grupos sanguíneos, mas ainda precisamos da ajuda mais efetiva dos cidadãos portadores desses tipos de sangue", alertou.
 
O Hemose espera receber mais doadores voluntários, além dos grupos interessados em contribuir com a doação de sangue, através de campanhas de grupos ou agendamentos de doações individuais. “Pedimos que a população possa se solidarizar com esta causa que é fundamental para saúde pública e lembramos que quem deseja formar grupos, basta que nos ligue para que possamos disponibilizar o transporte até a instituição”, informou Rozeli Dantas.
 
Critérios
 
Para doar sangue o candidato deve ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, ter acima de 50 quilos, não ingerir alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação, e não ter tomado vacina nos últimos 30 dias. O Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados de 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.