Fórum Aracajuano Contra a Violência começa nesta segunda-feira,12

Na segunda-feira (12), das 8 às 12h, serão realizadas cinco oficinas.

30/09/2015 22h04
Fórum Aracajuano Contra a Violência começa nesta segunda-feira,12

Nesta segunda-feira (12) acontece a abertura do Fórum Aracajuano contra a Violência, no auditório do Tribunal de Conta de Sergipe. Realizado pelo Rotary Club de Aracaju, o evento tem como principal objetivo debater e propor soluções que possam diminuir os índices de violência em Sergipe. Na oportunidade, será firmado o Pacto Social “Amo Aracaju Sem Violência”.

 

De acordo com um dos organizadores do evento, o rotariano Carlos Alberto Monte Travassos, a intenção é demonstrar através de exemplos a importância da participação da sociedade na diminuição da violência. “Percebemos que os níveis de violência tem crescido e é preciso que haja uma união do poder público com a sociedade civil para combater a esse grande problema”, ressalta.

 

Na segunda-feira (12), das 8 às 12h, serão realizadas cinco oficinas com os temas: homicídio e drogas, violência contra a mulher, violência contra grupos vulneráveis, violência nos espaços públicos e violência no trânsito. As oficinas acontecem no Bloco D, na Universidade Tirandentes, e são direcionadas aos representantes das instituições públicas e privadas, ONGs, universidades e envolvidos.

 

Durante a noite, a partir das 19h30, ocorre no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), a abertura do Pacto Social “Amo Aracaju – Sem Violência”. A abertura será ministrada por Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB/SP a palestra A Sociedade e a Violência Urbana.

 

Ainda durante a terça-feira (13) serão realizada palestras e mesas-redondas durante todo o dia. “Esperamos que um grande número de pessoas participem, já que a proposta desse Fórum é tornar a cidade de Aracaju ainda melhor de viver”, conta o organizador.

 

Programação

 

Local: Auditório do Tribunal de Conta do Estado de Sergipe (TCE)

 

Terça-feira (13)

 

7h30- Palestra- “Crimes de Homicídio e Medidas para sua Contenção” -  Dr. Luiz Carlos Santos Gonçalves falará para os participantes. Com a mediação de Djaniro Jonas Filho, promotor do Ministério Público Estadual, do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas.

 

9h15 - Palestra – “Como Reduzir a Criminalidade através de um Pacto Social – Somação de Esforços”.  Dr. Emanuel Cacho 

 

10h15, o painel 1 – “Soluções Eficazes para Redução de Criminalidade” -  com o mediador Raimundo Veiga, da Defensoria Pública Geral do Estado. Participam do debate: Katarina Feitoza Lima Santana (Superintendente da Polícial Civil), Georliza de Oliveira Costa (Secretária Municipal de Defesa Social e Cidadania), Daniel Hortas Alves (Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado) e Edson Ulisses de Melo (Desembargador do Tribunal de Justiça- TJ/SE).

 

Pela tarde, o painel 2 – “Soluções Eficazes para Redução da Criminalidade” – Medidas de Impacto com mediação da deputada Conceição Vieira. Participam Carlos Augusto Monteiro Nascimento (Presidente da OAB/SE), Eliana Borges (Presidente do Conselho Estadual de Educação), Padre Valtervan Correia Cruz (Representante da Igreja Católica e Associado do Rotary Club) e Messias Carvalho (Presidente do Sindicato das Empresas de Comunicação).

Acontecerá ainda a palestra do Dr. Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana de Recife sobre Políticas Integradas de Prevenção da Violência Urbana. 

 

Painel 3, com o resultado das oficinas com o mediador Carlos Alberto Monte Travassos, do Conselho de Educação e membro do Conselho Diretor do Rotay Club Aracaju.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: