Sergipe

07/05/2014 às 11h24

Reforma do Complexo Cultural Gonzagão será concluída em maio

Entre os serviços que estão em fase de finalização, estão a pintura das esquadrias e das paredes de todo o espaço cultural

Redação Portal A8

Foto: ANS
Os serviços realizados no Complexo Cultural Gonzagão já ganham forma e serão concluídos ainda no mês de maio. O local, que é um reduto da cultura popular no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, será entregue com mais segurança e conforto para artistas e público.

Segundo Tatiana Costa, coordenadora do Núcleo de Obras e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura (NOPH/Secult), algumas mudanças no cronograma da reforma foram necessárias, o que esticou o prazo de entrega, mas os serviços não foram interrompidos. “Passamos por algumas adequações no projeto, inclusão de serviços, mas sempre tivemos pessoal trabalhando na obra”, explica.

O mestre da obra, José Manoel, por sua vez, enfatiza essa informação e completa que cerca de 20 pessoas atuando em diversas frentes. “Assim garantimos que os serviços sejam entregues dentro do prazo estabelecido”.

Entre os serviços que estão em fase de finalização, estão a pintura das esquadrias e das paredes de todo o espaço cultural, reparos no telhado e finalização das rampas de acessibilidade, além da reforma do alambrado do Espaço Gonzaguinha. Após estes serviços, a obra será finalizada com o polimento do piso e limpeza total do local.

Sobre a obra

A reforma do Complexo Cultural Gonzagão foi iniciada em março de 2013 e utilizou recursos da ordem de aproximadamente R$ 480 mil, provenientes de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura (MinC).

A iniciativa faz parte do Plano de Recuperação das Unidades Culturais, concebido pelo Governo do Estado. Entre os serviços previstos e executados no espaço estão a pintura de toda a estrutura metálica, a recuperação da pavimentação e dos portões, a limpeza das pedras da fachada, troca de toda a louça sanitária e dos lavatórios.

Toda a estrutura de combate a incêndios e de acessibilidade também já foi executada, bem como a elaboração e instalação de um novo projeto elétrico e reforma do sistema hidro-sanitário, dos quiosques e da bilheteria.

Os painéis assinados pelo artista plástico Eurico Luiz, que circunda grande parte do Gonzagão, também serão restaurados.