MPT realiza ato público em memória às vítimas de acidente de trabalho

O objetivo é discutir sobre precauções e ao combate dos acidentes de trabalho.

30/09/2015 22h03
MPT realiza ato público em memória às vítimas de acidente de trabalho
A8SE

Para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho de Sergipe, em parceria com diversos sindicatos e centrais sindicais, realizaram na manhã desta segunda-feira (28), um ato público no calçadão da João Pessoa, centro de Aracaju. A ação também contou com a participação de técnicos do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador de Aracaju (CEREST/VISAT) e do Ministério da Saúde.

 

A programação se estende até a tarde desta segunda, quando ocorrerá a I Conferência Estadual “Acidentes de Trabalho: Prevenção, prioridades e perspectivas”. De acordo com a assessoria do MPT, o objetivo é “discutir sobre precauções e ao combate dos acidentes de trabalho. Precisamos evidenciar a conscientização quanto a este problema já que os números estão cada vez mais em uma crescente”.

 

A realização do evento é uma parceria entre o MPT-SE, Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Região (TRT20), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Sergipe (SRTE-SE), Advocacia Geral da União (AGU), Justiça Federal, Previdência Social e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE).

 

A preocupação é ainda maior em determinados campos profissionais. Nos últimos anos, de acordo com dados do INSS, a construção civil continua gerando acidentes em larga escala. Em decorrência desses números, uma campanha também será realizada para combater acidentes nessa área de atuação. “Um vídeo com o tema Negligente Anônimos “Use EPI, exija EPC” será apresentado para conscientizar os trabalhadores.

 

Estatísticas mundiais e nacionais

 

De acordo com relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no ano de 2013, em todo o mundo, a cada 15 segundos, 151 trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho e, destes, um morre. No Brasil, segundo acompanhamento mensal de benefícios da Previdência Social de fevereiro de 2013, a cada sete benefícios concedidos por afastamento por doença relacionada ao trabalho, um é pago por acidente.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: