Aumento de IPTU tem gerado reclamações de moradores da Barra dos Coqueiros

A atual administração da Barra, por sua vez, se justifica alegando que há mais de 12 anos o valor do IPTU não sofre reajustes

30/09/2015 22h02
Aumento de IPTU tem gerado reclamações de moradores da Barra dos Coqueiros
A8SE

O aumento do IPTU no município de Barra dos Coqueiros está deixando muitos moradores da cidade insatisfeitos. A principal reclamação da população é quanto a o reajuste abusivo da cobrança, além de que a prefeitura não estaria transformando a arrecadação em benefícios para os habitantes.


A atual administração da Barra, por sua vez, se justifica alegando que há mais de 12 anos o valor do IPTU não sofre reajustes. O Secretário de Comunicação do município, Elton Ricarte, apontou que para que o valor fosse alterado um projeto de lei foi aprovado pela câmara municipal como lei complementar e uma comissão foi formada para reavaliar a habitação da cidade por metro quadrado. 


“Hoje, a Barra vive uma realidade muito diferente daquela de 12 anos atrás. A população cresceu, grandes empreendimentos de imóveis e empresas estão sendo instalados na cidade e não é justo que o IPTU continue o mesmo. Algumas pessoas vão pagar ainda um valor de 1/3 a baixo do valor de mercado”, esclarece.


O secretário destaca que mais de 80% da população da Barra dos Coqueiros é isenta a cobrança de IPTU “Aproximadamente, apenas 12 mil pessoas são contribuintes”. Ele ressalva que não há um valor específico do reajuste do IPTU e que a quantia cobrada depende das atribuições de cada cidadão.


“Quem se sentir lesado e achar que o valor está elevado, pode procurar a Secretaria de Finanças do município para fazer uma reavaliação do valor cobrado. Aqueles que ganharem um salário mínimo também podem ir à secretária e fazer o e requerimento de isenção do imposto”, avisa.


Elton diz ainda que apesar da reclamação da população, todo o imposto cobrado está sendo revertido em benfeitorias para a cidade e os habitantes. “O centro da cidade já foi drenado e pavimentado, muitas praças já foram reformadas e ainda estamos providenciando a pavimentação de outras localidades”, finaliza.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: