Hemocentro de Sergipe convoca doadores

30/09/2015 21h31
Hemocentro de Sergipe convoca doadores
A8SE

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) solicita o comparecimento dos doadores voluntários de todos os tipos de sangue: A, O, B e Ab, Positivo e Negativo para manter o estoque regular e o atendimento da rede hospitalar. Esta semana a coleta de sangue realizada na unidade apresentou uma redução. São necessárias pelo menos 120 doações por dia, entretanto, a média diária ficou em 80 bolsas de sangue.

A gerente da Coleta, enfermeira Florita Aquino, acredita que a situação se agravou por conta do período chuvoso, quando a frequência de doações diminui, em função de gripes e viroses, o que impossibilita a doação de sangue.

"A chegada das chuvas sempre provoca essa redução no número de doações no Hemose. O que nos pedimos é que os doadores em boas condições de saúde venham até a unidade doar sangue e prestar esse gesto de solidariedade com o próximo", convidou.

Em relação às viroses, típicas da estação, a enfermeira alertou que gripes, resfriados ou crises alérgicas são apenas impedimentos temporários para a doação de sangue. "A depender da virose, em uma semana ou até dez dias, o organismo já está recuperado e o doador pode comparecer ao Hemose", explicou Florita Aquino.

Para finalizar, ela destacou ainda que os doadores que não têm disponibilidade de tempo para doar sangue durante a semana poderão fazê-lo aos sábados.
"Doar aos sábados é mais tranquilo, pois a movimentação de doadores no Hemocentro reduz", avisou ao informar que a unidade funciona no horário de 8h às 12h.

Quem pode doar sangue

Candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 kg. No ato do cadastro, é necessário apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. O Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados e feriados de 8h as 12h. Maiores informações pelos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

Fonte: Hemose

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: