Sergipe

14/05/2013 às 11h56

Abertas inscrições para bolsas de atração de jovens talentos

Redação Portal A8

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), apresentam o Edital - MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs n° 70/2013 - do Programa Ciência sem Fronteiras.

O objetivo do Programa é estimular a fixação, no Brasil, de jovens doutores pesquisadores residentes no exterior, brasileiros ou estrangeiros, que conquistaram destaque na produção científica e tecnológica nas áreas contempladas no Programa Ciência sem Fronteiras. Para atender a esse propósito, serão disponibilizadas bolsas de estudos com duração de 12 a 36 meses.

Vale salientar que, o programa disponibiliza duas categorias de Bolsas Jovens Talentos (BJT): a de Nível A, no valor de R$ 7 mil é destinada aos pesquisadores doutores nas áreas contempladas pelo programa com produção científica e tecnológica de destaque, cuja proposta seja recomendada pelo Comitê Julgador, no máximo entre os 25% mais bem classificados na demanda qualificada, levando-se em consideração a pontuação final obtida; e a de Nível B, no valor de R$ 10 mil, que devem preencher os mesmos requisitos do Nível A, diferenciando que para essa categoria não é necessário obter a margem dos 25% mais bem classificados. Será levada em consideração a pontuação final obtida.

Todas as propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Propostas online, a partir da data indicada no cronograma desta chamada, disponível no Portal Ciência sem Fronteiras, no link: www.cienciasemfronteiras.gov.br/.

Para mais informações confira o Edital no link.