Sergipe

09/05/2013 às 16h36

MEC divulga calendário do ENEM 2013

Redação Portal A8

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM - vão ser abertas na próxima segunda-feira, 13. QUem afirma é o Ministro da Educação Aloizio Mercadante. O edital com todas as normas da prova vai ser publicado na edição de hoje, 9, do Diário Oficial da União.

De acordo com Mercadante, as provas vão ser realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, com abertura dos portões marcada para às 12h (meio dia, seguindo o horário de Brasília). As provas começam pontualmente às 13h (uma hora da terde, pelo horário de Brasília). Quem chegar atrasado, perde o direito de entrar no local de prova.

A estimativa do MEC é receber 6,1 milhões de inscrições. Durante a divulgação do calendário do ENEM, o ministro fez um apelo para que apenas os candidatos que efetivamente querem fazer a prova, façam a inscrição. Dados do ministério apontam que em 2012, 1,5 milhão de inscritos não compareceram aos locais de prova.

O período de inscrição vai dos dias 13 à 27 de maio. O pagamento da taxa de R$ 35,00, o mesmo do ano passado, pode ser feito até o dia 29 deste mês.

Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou, como bolsista integral, em escola da rede particular. Por fim, estará isento aquele que se declarar integrante de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.