Sergipe

09/05/2013 às 08h56

Polícia deflagra operação de combate ao tráfico na capital e no interior

Redação Portal A8

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, dia 9, a "Operação 75", baseada em ações operacionais, educativas e preventivas em todas as 75 cidades sergipanas. No total, mais de 500 policiais militares e civis estão sendo empregados nessa ação plenejada pela SSP, que cumpre 210 mandados de prisão e mais 52 mandados de busca e apreensão. A Operação 75 é resultado de centenas de ligações direcionadas para o Disque Denúncia (181).

Os mandados de prisão que estão sendo cumpridos pelos policiais militares e civis envolvem averiguações já feitas por várias unidades policiais. A "Operação 75" foi discutida pelos Comandos da PM e Coordenadorias da Polícia Civil na Capital e Interior do Estado, há cerca de 20 dias, coordenada diretamente pelo secretário João Eloy, e concentra as ações para combater a criminalidade em diferentes locais do Estado, por conta principalmente do combate aos crimies de homicídios, tráfico e roubos.

Em Aracaju, há ações de combate tráfico, assaltos e homicídios, com desdobramentos para região metropolitana da capital. Unidades Metropolitanas e especializadas da Polícia Civil atuam em conjunto com equipes da PM, a exemplo do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), 4ª Delegacia Metropolitana, Grupamento Tático de Motos (Getam), e Delegacias Regionais, que atuam juntas no cumprimento dos mandados.

A polícia também atua realizando abordagens em pontos estratégicos do Estado através da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) e equipes de Delegacias dos municípios. Durante o dia, novas informações serão repassadas pelas polícias Militar e Civil.

Divulgação do 181 - Um dos pilares da ação da polícia é a distribuição de cartazes e panfletos também em locais estratégicos. Blitze estão sendo realizadas no Estado para a distribuição de cerca de 10 mil panfletos sobre o 181. Outra estratégia da SSP é afixar pouco mais de 2 mil cartazes em estabalecimentos comercias, como bares, restaurantes e mercearias; creches, associações de moradores, postos de saúde e outros locais, desde Aracaju até povoados mais distantes nas cidades do interior.

A distribuição tem como meta fazer com que a população passe a conhecer melhor o serviço 181 e ajude a SSP no combate, principalmente, do tráfico de drogas. À tarde, a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza, e o comandante da PM, coronel Maurício Iunes, darão uma parcial da Operação 75.

Fonte: SSP/SE