Hemose está com estoque de sangue Rh negativo reduzido

30/09/2015 21h30
Hemose está com estoque de sangue Rh negativo reduzido
A8SE

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida os cidadãos, com sangue A, O, B e Ab, Rh negativo, para contribuir com a doação. A medida visa regularizar o estoque da unidade que está reduzido e manter o atendimento da rede hospitalar, responsável pela realização dos procedimentos transfusionais.

"Nessas últimas duas semanas, o número de doações de sangue fator negativo está abaixo do normal. O serviço social já está convocando doadores desse grupo sanguíneo, mas ainda precisamos da colaboração mais efetiva dos cidadãos portadores desses tipos de sangue", alerta a gerente da Coleta do Hemose, Florita Aquino.

Conhecedores da importância da doação de sangue para a saúde da população, em especial os usuários dos serviços de urgência e trauma, alguns doadores compareceram ao serviço e deram exemplo de solidariedade. O aposentado José Augusto de Andrade, 56 anos, conta que é doador há dez anos. "Sou doador universal O negativo, por isso sempre estou doando. As pessoas me pedem muito", disse orgulhoso.

O operário da construção civil, Wagner Gonçalves Cardoso, 33 anos, é sangue Ab negativo. Ele relata que começou a doar para atender a necessidade de um familiar e pelo menos duas vezes ao ano doa. "Acho que ajudar ao próximo é importante e não custa nada. Se cada um doar um pouco, melhora essa situação", completa.

Já o motorista profissional, Alberto Carlos Lima da Silva, 46 anos, explica que, em função da atividade, sempre está viajando, por isso, o tempo é curto. "Sei que tem muita gente que precisa, vou procurar me organizar para quando estiver em casa vim aqui doar e ajudar quem precisa", diz o doador B negativo.

Condições

Para a doação de sangue é necessário estar em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 67 anos e peso acima de 50 kg. Também é necessário apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. Mais informações poderão ser obtidas no site: www.hemose.se.gov.br, ou através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

Fonte: Hemose

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: