Pontos de Cultura movimentam os quatro cantos do estado

30/09/2015 21h08
Pontos de Cultura movimentam os quatro cantos do estado
A8SE

Os 30 Pontos de Cultura de Sergipe estão promovendo diversas atividades nos quatro cantos do Estado. São oficinas, cursos, palestras e eventos que movimentam, especialmente, comunidades carentes da capital e do interior. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria do Estado da Cultura (Secult), através do Programa Cultura Viva.

Por meio dessas ações, os Pontos de Cultura democratizam o acesso a diversas atividades culturais em localidades onde há carência de espaços de lazer e entretenimento para crianças, jovens e adultos. Além disso, ofertam diversas atividades de capacitação para formar multiplicadores para atuar nessas comunidades.

Em Aracaju, são diversos os locais onde há a presença de Pontos de Cultura com atividades em andamento. Vale destacar que essas ações são ofertadas de forma gratuita por instituições sem fins-lucrativos que já possuem histórico de atuação nas comunidades. As atividades são viabilizadas através dos recursos que são repassadas pelo MinC e Secult.

No bairro Industrial, por exemplo, o Ponto de Cultura ‘Batuque de Angola` vem realizando oficinas de capoeira, informática e rodas de leitura. O público-alvo é formado por adolescentes entre 12 e 17 anos. As inscrições para os interessados continuam abertas e podem ser feitas na sede do Ponto localizada na Rua Reis Lima, 193, em frente ao Caic.

Também seguem abertas as inscrições para as oficinas de teatro, artes plásticas, danças folclóricas e alongamento corporal ofertadas pelo Ponto de Cultura ‘Boca de Cena na Rua`. A proposta, encabeçada pelo Grupo Teatral Boca de Cena irá beneficiar a comunidade do bairro Jardim Centenário, Zona Norte de Aracaju. As inscrições seguem abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 8805-5883.

Na Zona Sul da capital sergipana, o Ponto de Cultura ‘Circo-Lando` promove oficinas de dança, teatro, fotografia, circo, percussão e artesanato para crianças e jovens do povoado Areia Branca. As atividades ocorrem todos os sábados na Escola Municipal Florentino Menezes. O objetivo é beneficiar 120 crianças da comunidade. As inscrições continuam abertas.
Pontos no interior.

No Agreste do Estado os Pontos tem atuado com atividades voltadas para música. A exemplo do ‘Arte da Luteria no Agreste` oferece oficinas de confecção de instrumentos e de percussão com material reciclado em Itabaiana. A iniciativa é da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Mais informações sobre o trabalho do grupo podem ser obtidas no www.filarmonicansc.art.br.

Em Ribeirópolis, o Ponto ‘Músicos no Coreto`, da Sociedade Filarmônica Padre Manoel Araujo, promove no dia 28 de julho um concerto didático na Escola Abadias Bezerra. No dia 29, a apresentação do Ponto será em Aracaju, no Encontro de Bandas Filarmônicas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3449-1006.

 

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: